Muitos profissionais querem se destacar, mas não sabem como vencer a concorrência no mercado de trabalho. Em linhas gerais, é relevante elaborar um plano de carreira, delinear seus objetivos e assim correr atrás de diferenciais para o seu futuro profissional.

Nesse sentido, torna-se crucial definir, por exemplo, quando fazer um MBA e outros cursos que vão valorizar seu currículo e propiciar seu crescimento. Com um “mapa” a ser seguido, fica mais fácil construir uma trajetória de sucesso.

Quer entender melhor qual é a importância de fazer um plano de carreira, como montar esse guia e qual é o momento certo de fazer um MBA? Confira nosso post!

Qual é a importância de fazer um plano de carreira?

Depois de formado, você vai se deparar com vários caminhos e precisará de um guia para traçar uma trajetória coerente com suas ambições e que acompanhe o dinamismo do mercado. Por isso, é essencial elaborar um plano de carreira, que vai indicar quais são seus objetivos e respectivas metas para sua realização.

Você pode, por exemplo, almejar trabalhar em uma empresa determinada e, para isso, sabe que precisa estar afiado no inglês e oferecer um diferencial para impressionar os recrutadores.

Assim, é interessante ter um plano de carreira que aponte a necessidade de terminar o curso de inglês ou ainda quando fazer um MBA (Master in Business Administration).

Ter esse mapa em mãos vai trazer motivação, já que você pode acompanhar cada progresso com a exata noção de sua importância para a conquista de seus objetivos profissionais.

Como fazer?

Para elaborar o plano de carreira, coloque todos os seus objetivos no papel, listando as metas necessárias (de curto, médio e longo prazo) para que eles sejam concretizados. Pense, por exemplo, qual cargo deseja ocupar e qual salário quer ter daqui a 5 e 10 anos.

É fundamental que as metas estipuladas sejam:

  • relevantes para você;
  • realistas;
  • realizáveis (tenham um plano de ação para que seja possível conquistá-las);
  • temporais (tenham um prazo definido).

Com tudo esquematizado, fica mais fácil definir prioridades e seguir esse guia para conseguir a realização profissional. Só tenha o cuidado de revisar esse planejamento de tempos em tempos — de acordo com os novos rumos do mercado e até por conta de novos interesses, frutos de seu amadurecimento.

Por que incluir cursos de qualificação em suas metas?

Um dos itens mais importantes no seu plano de carreira é, sem dúvida, cursos de qualificação. O mercado não tem mais espaço para profissionais que ficam parados no tempo, por isso é imperativo buscar novas habilidades e conhecimentos.

Essa dica vale para conquistar um emprego, conseguir uma promoção, passar em um concurso público ou, até mesmo, empreender. Você precisa estar em constante atualização em relação à sua área do conhecimento para se destacar. Nesse sentido, não deixe para depois a realização de uma pós-graduação, como especialização ou MBA.

Quando fazer um MBA?

Se você busca qualificação na área de negócios, é imprescindível que faça um MBA. O dia a dia é corrido e sua agenda cheia, mas, por mais que pareça muito difícil se programar, você deve se organizar e buscar esse curso em uma instituição de ensino de referência.

Quando fazer um MBA? Ao elaborar seu plano de carreira, o ideal é que você não postergue a realização dessa pós-graduação. Isso porque o mercado é altamente concorrido e dinâmico, e sua carreira não pode esperar.

Dessa maneira, realizar esse curso vai valorizar seu currículo e aumentar seu potencial competitivo. Contribuirá para favorecer seu sucesso em seleções para cargos mais concorridos e também na hora de ser promovido — principalmente para posições de liderança e gestão.

Quais são os diferenciais desse curso?

Ainda está na dúvida sobre quando fazer um MBA? A seguir, confira os diferenciais que essa formação pode proporcionar para sua trajetória profissional.

Alia teoria e prática

O conteúdo programático do MBA mescla teoria e prática para formar profissionais com conhecimentos e habilidades necessários para uma gestão empresarial eficiente. São temas atuais voltados para administração, finanças, recursos humanos, marketing e contabilidade.

Tira você da zona de conforto

Além disso, é uma formação que contribui para o seu desenvolvimento pessoal, ampliando sua visão e suas reflexões acerca do mundo empresarial.

As aulas, os trabalhos, as discussões, os estudos de caso e até as visitas a empresas que fazem parte do curso vão tirar você da zona de conforto — desafiando-o a pensar “fora da caixa” e a usar estratégias mais eficazes para o gerenciamento de um negócio.

E é justamente isso o que as empresas buscam em seus colaboradores, pois precisam inovar para vencer a concorrência e melhorar seus resultados.

Recicla seus conhecimentos

Profissionais com o certificado de MBA têm a chance de reciclar suas habilidades, conhecendo novas tendências de seu segmento e trocando experiência e conhecimento com professores e outros colegas.

Auxilia quem quer empreender

Se você quer transformar sua ideia em um negócio próprio, mas tem receio de empreender, saiba que o MBA é a formação ideal para realizar seu sonho. Além de ficar por dentro das últimas tendências do ramo empresarial, você pode fazer um planejamento e uma gestão seguros para sua empresa.

Pode ser um ótimo caminho para a recolocação profissional

Caso você esteja descontente com sua carreira, porém não sabe qual caminho seguir, pode buscar um curso de MBA em alguma área de seu interesse e, assim, ter as competências para trilhar um novo rumo profissional.

Ninguém precisa fazer uma faculdade por quatro anos para buscar um novo espaço no mercado — a dica é fazer uma pós-graduação, que tem uma duração menor, promove uma vivência com profissionais mais experientes e oferece conhecimentos mais voltados para o mercado.

Sem contar que você terá a oportunidade de fazer networking, ou seja, conhecer profissionais que podem ser importantes nesse momento de mudança de carreira.

Então, se você tem dúvidas sobre quando fazer um MBA, já sabe que não há tempo a perder. O mercado está de olho nos profissionais mais qualificados e atualizados de sua área, e essa formação pode ser o diferencial que vai fazer você se destacar e conquistar seus objetivos.

Gostou do nosso post? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!

Escreva um comentário

Share This