Antes dos 20 anos você ingressa na faculdade e chega a pensar que seu futuro profissional já está definido. Trabalha duro, consegue promoções, cargos altos, segurança financeira e chega até a ser considerado um profissional bem-sucedido. Mas aí vem os 30, 35 ou 40 anos e você está insatisfeito. Chegou a hora de fazer a mudança de carreira?

Muitos profissionais de diferentes áreas ou segmentos do mercado querem uma mudança de rumo, mas se questionam: não passei da idade para isso? Vou conseguir deixar tudo para trás? Tenho força de vontade para começar do zero outra vez?

Quer entender por que não existe um momento certo para essa transição na vida profissional e quais são as vantagens de buscar algo novo na carreira? Acompanhe nosso post!

Quais são as vantagens de promover uma mudança de carreira?

Só o fato de pensar em mudança de carreira deixa muitos profissionais ansiosos e com medo. Afinal, são anos e anos de dedicação para uma profissão que trouxe reconhecimento e uma vida confortável.

É claro que temos que analisar diversos fatores antes de fazer qualquer transição quando o assunto é trabalho. No entanto, é preciso que você tenha clareza de que é possível, sim, se lançar a um novo desafio em qualquer fase da sua vida.

Tomar essa atitude hoje pode ser ainda mais fácil, já que, com o mundo conectado, é possível obter o máximo de informação sobre outras áreas de atuação e ficar mais seguro com a decisão.

É preciso que você saiba que essa transição pode trazer uma série de vantagens, como:

  • descoberta de novos talentos e habilidades;
  • qualidade de vida, principalmente se você deixa uma rotina estressante ou excessivamente burocrática;
  • satisfação pessoal e profissional;
  • motivação e determinação para a carreira;
  • possibilidade de novos aprendizados, caso você siga um caminho totalmente diferente do que trilhou até o momento;
  • crescimento pessoal, ao sair da zona de conforto.

O que considerar ao fazer essa transição?

A mudança de carreira não é um processo simples, por isso, antes de deixar tudo para trás, é importante saber se é realmente isso o que você deseja para sua vida. Portanto, analise alguns fatores:

Será que não é simplesmente cansaço?

A rotina para muitos profissionais é intensa e, assim, o cansaço físico e mental é inevitável. Avalie muito bem esse ponto.

Uma dica é observar como você retorna das férias: se depois de um bom descanso e momentos de lazer você se sente motivado, o problema não está em sua carreira e sim no seu dia a dia profissional, que pode estar sobrecarregado. Talvez seja importante readequar seus horários ou mudar de empresa.

Estou me comparando a outros colegas?

A competitividade é alta no ambiente corporativo e a comparação com outros colegas pode prejudicar sua autoestima. É preciso entender que cada pessoa trabalha de um modo diferente, então você não precisa mudar de carreira simplesmente por que se considera inferior aos outros.

Considere suas potencialidades e corra atrás do que precisa ser aprimorado, realizando, por exemplo, uma pós-graduação.

Essa vontade é um reflexo de questões internas, como valores e insatisfação?

Após os 30 anos, você já tem experiência e maturidade profissional. Dessa maneira, se o seu anseio pela mudança de carreira está atrelado a questões internas — como sua insatisfação, desmotivação e até falta de energia para trabalhar todos os dias, chegou a hora de pensar em novos rumos.

Mesmo que você tenha um bom salário atualmente, saiba que isso não pode ser um empecilho para que você alcance a realização profissional. É preciso ter em mente que o recomeço exigirá sacrifícios, mas que valerá a pena, com ganhos inclusive para sua saúde física e mental.

Como facilitar o processo de tomar um novo rumo profissional?

Se você chegou à conclusão de que é a hora de fazer uma mudança de carreira, já sabe que não pode fazer isso da noite para o dia. É preciso se planejar para facilitar todo o processo. Confira algumas dicas:

Faça uma reserva financeira

A transição pode trazer salários mais baixos no início ou, caso você esteja abrindo um negócio, pode ser que o retorno demore um tempo para acontecer.

Dessa forma, se possível, antes de deixar a empresa onde trabalha, comece a estruturar esse plano e faça uma reserva financeira para que tenha fôlego nessa etapa e não precise fazer grandes alterações em seu estilo de vida.

Pesquise sobre o mercado

Apesar de a busca pela sua realização profissional ser válida, é importante conhecer essa nova estrada. Pesquise sobre o segmento no qual você quer atuar, veja as possibilidades de crescimento, se é realmente uma tendência ou se simplesmente é uma moda passageira.

Com os dados em mãos, você consegue saber se é seguro seguir essa trilha e, em caso positivo, pode definir metas e dar os primeiros passos.

Aproveite o conhecimento que você já tem

Mesmo que você se arrisque a atuar em uma área completamente diferente, saiba que é possível aproveitar seu conhecimento e experiência. Você tem maturidade, já passou por desafios e, muitas vezes, desenvolveu a resiliência, e tudo isso pode contar pontos nessa nova jornada.

Inspire-se na experiência de outros profissionais

Converse com outras pessoas que também fizeram a mudança de carreira e se inspire nesses exemplos. Você vai ver como é possível virar o jogo e alcançar a felicidade com o trabalho.

Faça networking

Somente o seu currículo pode não ser suficiente quando você resolve tomar novos rumos profissionais, principalmente porque ainda não tem experiência na nova área.

Então, nessa hora, vale muito fazer networking e, assim, ter contato com pessoas com interesses próximos aos seus. É uma oportunidade para conhecer mais sobre o mercado e também para conseguir indicações para uma vaga de emprego, por exemplo.

Busque cursos de qualificação

Por fim, veja quais competências é preciso ter para a área que você quer atuar e procure cursos de qualificação. Fazer uma especialização será um aprendizado fundamental para a mudança de carreira, pois, além de adquirir novas habilidades e conhecimentos, você valoriza seu currículo e também faz networking.

Viu só como nunca é tarde para fazer a mudança de carreira? Faça uma reflexão e, se for isso mesmo o que você anseia, comece a se planejar e corra atrás de seus objetivos!

Você também sente que é o momento de buscar novos rumos profissionais? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário no post!

Escreva um comentário

Share This