Aspectos como inovação, capacidade de adaptação e busca por soluções que possam melhorar processos são essenciais para conduzir uma companhia ou assumir cargos elevados. Tais características, inclusive, compõem a base de um perfil empreendedor.

Diversos profissionais estão alinhados a esse modo de pensar e de trabalhar, o que faz com que tenham condições de exercer funções típicas de um alto executivo. Se você pretende ser como eles ou realizar atividades semelhantes, precisa se inspirar em nomes de destaque. Prossiga na leitura e saiba de quais pessoas estamos falando!

Os principais CEOs do Brasil

Muito mais que gerenciar uma organização, o presidente ou diretor de empresa deve ser capaz de tomar decisões inteligentes para gerar resultados. Liderar equipes, controlar recursos, planejar investimentos e motivar colaboradores também estão entre as responsabilidades.

O papel de um CEO merece reconhecimento por conta da complexidade. Para valorizar esses profissionais e entender um pouco de suas rotinas, trouxemos um resumo da lista elaborada pela Forbes. Ela aponta 15 excelentes representantes do perfil empreendedor completo.

Que tal se basear nas histórias para desenvolver competências e valores importantes? Acompanhe detalhes sobre cada empresário, descubra como impactaram as empresas que comandam e identifique pontos positivos que possam ser adotados em sua trajetória profissional.

Alexandre Birman

Por trás do comando da rede Arezzo&Co, fundada por sua família em 1972, Alexandre cresceu no meio da produção de sapatos e desenvolveu seu primeiro modelo aos 12 anos. Ele se profissionalizou no início dos anos 1990 e hoje sua empresa é a maior varejista de calçados femininos da América Latina.

Carlos Affonso Seigneur D’albuquerque

Representa a companhia global Valid desde 2015 e tem como diferenciais o investimento em inovação tecnológica e em diversificação de mercados. Em suas palavras, o tripé fundamental para o sucesso inclui a valorização dos funcionários, o foco no cliente e a busca incessante pela eficiência.

Eduardo Silva Logemann

À frente do grupo SLC, representa a terceira geração da família no setor do agronegócio. Desde o momento em que assumiu a presidência da empresa, Eduardo buscou, entre erros e acertos, o crescimento do negócio. Para ele, incentivar pessoas e empoderar profissionais são ações fundamentais.

Eugênio Mattar

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, se identificou com o perfil empreendedor na faculdade. Entrou na Localiza quando cursava o terceiro ano da graduação e, assim como o pai, construiu sua vida na mesma empresa. Atualmente, a marca conta com 9 mil colaboradores e é a maior do setor na América Latina.

Francisco Ivens Dias Branco Jr.

Por trás da empresa M.Dias Branco, fundada pelo seu avô há 65 anos, Francisco aprendeu a lição da disciplina quando era apenas uma criança. Inclusive, é nos familiares que ele se inspira para realizar e vencer nos negócios. Hoje, sua companhia lidera o segmento de biscoitos e massas do Brasil.

Frederico Trajano

O filho de Luiza Trajano é tricampeão na lista dos melhores CEOs do país. Com pouco mais de um ano atuando no Magazine Luiza, conseguiu transformar a empresa e digitalizar a relação com os clientes. A intervenção funcionou, visto que o e-commerce já responde por mais de 40% do total de vendas.

Gilson Finkelsztain

Adepto da folga do trabalho para manter a mente sã, o presidente da B3 descobriu sua vocação fora da área de formação (Engenharia Civil). O trabalho em um banco norte-americano fez com que se identificasse com o setor financeiro e permitiu aprender sobre juros, títulos, renda fixa e outros assuntos relevantes para atuar em sua empresa.

Marcílio Pousada

O empresário é referência no mundo dos negócios e se reconhece no perfil empreendedor. Isso porque está sempre atrás de novidades para aproveitar e compartilhar com os sócios que mantém no Grupo Raia Drogasil. Um de seus principais orgulhos é a capacidade de conciliar vida pessoal e profissional com muito equilíbrio.

Harry Schmelzer Jr.

O executivo é engenheiro eletricista por formação e está há mais de dez anos na Weg, empresa na qual começou sua vida profissional. Ele concentra muitos prêmios nos últimos anos por conta dos mandamentos que implementa em sua vida e na própria companhia: inovação e busca constante por soluções.

Raul Leite

A oportunidade de assumir cargo jurídico em uma das maiores distribuidoras de energia do país fez com que o Raul largasse a carreira de procurador federal. Foi a decisão certa, pois, em apenas cinco meses, ele chegou à presidência da Taesa. O reconhecimento não demorou muito por conta dos resultados gerados nesse período.

Rodrigo Bacellar

No comando da Odontoprev desde 2016, sua principal missão é levar soluções odontológicas a mais de 7 milhões de pessoas. Isso é possível graças ao envolvimento de 29 mil dentistas distribuídos em 2.600 cidades. O CEO afirma gostar de construir e influenciar equipes, além de ver sua companhia responder como um verdadeiro time.

Ana Paula Assis

Ótima representação feminina entre os profissionais com perfil empreendedor, Ana é formada em Ciência da Computação, tem MBA em Administração e está na IBM há 25 anos. Apaixonada por tecnologia, ela é responsável pela operação da empresa em toda a América Latina, o que compreende um total de 12 países.

Cristina Palmaka

Presidente da companhia SAP desde 2013, ganhou destaque por disseminar inúmeras tecnologias disruptivas de análise de dados no mercado brasileiro. A rotina extensa de Cristina não a impede de aproveitar os bons momentos da vida. Para ela, os desafios presentes fora do ambiente de trabalho se parecem muito com os que encontra na carreira.

Denise Santos

Assumiu a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo em 2013, quando a empresa ainda estava no vermelho. As melhorias foram significativas com sua presença e trouxeram bons motivos para comemorar. Prova disso foi a conquista do nível 7 (mais alto) do Electronical Medical Record Adoption Model (EMRAM) pela Healthcare Information and MAnagement System Society (HIMSS).

Monica Herrero

À frente da Stefanini Brasil, Monica é matemática de formação e construiu sua carreira profissional em tecnologia da informação. Atualmente, comanda uma das companhias mais internacionalizadas do Brasil, responsável por empregar 27 mil pessoas em todo o mundo. Para ela, o fato de ser mulher foi apenas mais um desafio para motivá-la a lutar e chegar aonde está.

As principais características dos líderes com perfil empreendedor

Apesar das informações breves, você deve ter percebido que os profissionais citados têm muitas coisas em comum. A começar pelo trabalho incansável e pela capacidade de reinventar suas empresas, muitas vezes em meio a crises e inúmeros obstáculos.

Fica claro que grande parte dessas pessoas está acostumada a lidar com as adversidades e, inclusive, a usá-las como fator motivador para buscar melhorias, propor novas formas de gestão (mudanças frequentes) e garantir o crescimento dos negócios.

Não podemos deixar de citar a formação de alto nível apresentada pelo grupo, já que se trata de algo determinante para colocar profissionais de diferentes áreas no mesmo patamar. Isso mostra que o local escolhido para a capacitação faz toda a diferença no desenvolvimento da carreira.

Aqui, cabe destacar que quase metade dos nomes citados têm passagem pela FGV, uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade de seus cursos e que é referência no preparo de pessoas que buscam assumir cargos executivos e outras funções importantes.

Conseguimos esclarecer as principais características de quem carrega o perfil empreendedor? Se você pretende seguir esse caminho, já sabe quais valores e atitudes deve aprimorar para aumentar as chances de sucesso em cenários distintos.

E para você que deseja aprofundar seus conhecimentos para ser um gestor de sucesso, aproveite para conhecer os cursos de MBA FGV 2020, que já estão com inscrições abertas nas cidades de Caxias do Sul, Santa Maria e Campo Grande.  Nossas consultoras também poderão auxiliar você no processo de escolha do curso e melhor momento para realizá-lo.

Agora, se ficou com alguma dúvida ou deseja contribuir com a discussão, fique à vontade para deixar seu comentário no espaço logo abaixo!

Escreva um comentário

Share This