Muitos profissionais almejam ocupar cargos executivos, porém não sabem qual caminho percorrer para conquistar essa posição. Em primeiro lugar, é preciso destacar que um diretor executivo ou CEO detém o cargo de maior responsabilidade em uma empresa, ou seja, tem o poder de decisão e o papel de gerir equipes.

Devido à complexidade e desafios dessa função, é necessário que ele tenha ou desenvolva determinadas características para conseguir cumprir seu trabalho com excelência, alcançando, assim, bons resultados para o negócio. Nesse aspecto, o currículo, a experiência e as habilidades interpessoais contam bastante.

Quer conhecer melhor o perfil do executivo, os aspectos exigidos para essa posição e quais conhecimentos o profissional deve adquirir para assumir esse cargo? Então acompanhe nosso post!

Qual é o perfil de um executivo?

Quem está disposto a ocupar cargos executivos precisa ter, em primeiro lugar, o perfil de liderança. Afinal, é o profissional que vai gerenciar equipes de alta performance, identificar talentos e buscar meios de aumentar a produtividade.

Mas esqueça aquela ideia do passado de chefe autoritário, que manda e desmanda desrespeitando os funcionários. O executivo é aquele que está ao lado dos colaboradores, conhece as potencialidades de cada um, sabe como delegar tarefas e mantém uma comunicação aberta com eles.

Dessa maneira, é a pessoa que inspira confiança e segurança aos outros profissionais para que eles possam estar motivados a ter novas ideias e se superar constantemente. Portanto, o executivo tem que servir de exemplo na empresa.

Outro ponto importante é que o CEO necessita desenvolver uma visão sistêmica, ou seja, conhecer todos os setores e aspectos do negócio para que possa pensar em estratégias de crescimento condizentes com a realidade da organização.

Tem também que conhecer a fundo seu cliente e trabalhar para atender suas necessidades e expectativas e, desse modo, não perder espaço no mercado.

Por fim, quem quer assumir cargos executivos tem que estar preparado para desafios, oscilações econômicas, chegada de novos concorrentes e mudanças de cenário, que são comuns ao mundo dos negócios.

Quais são as características fundamentais dos executivos de sucesso?

Se você sonha em conquistar cargos executivos, como o de um líder C-level, conheça as características necessárias para ter sucesso nessa profissão.

Organização

O CEO gerencia diferentes áreas de uma empresa, então, ser desorganizado pode complicar sua rotina. Dessa maneira, quem tem como objetivo assumir essa posição precisa ser organizado com a agenda, planilhas, documentos, compras, projetos e outros fatores para não perder prazos ou ter prejuízos.

Para isso, é essencial contar com softwares que organizam a gestão, principalmente em relação à parte financeira e de recursos humanos, e também saber como delegar tarefas.

Capacidade de análise

O executivo tem que estar atento à realidade interna da empresa, analisando seus pontos fortes e fracos, mas também à externa, como o comportamento da concorrência e cenários econômicos, nacionais e internacionais.

Desse modo, é possível acompanhar o dinamismo do mercado e ter um referencial para a tomada de decisões e delineamento de estratégias.

Planejamento

É importante também que esse profissional saiba como fazer um planejamento adequado do negócio. Ao analisar os cenários internos e externos, ele pode traçar os objetivos para o crescimento da empresa e as metas de curto, médio e longo prazo. Nessa questão, o CEO precisa reunir as equipes para definir os planos de ação para o cumprimento das metas e os colaboradores envolvidos em cada etapa.

Resiliência

Todo negócio envolve desafios e riscos, por isso quem ocupa cargos executivos precisa desenvolver a resiliência. Trata-se da capacidade de aguentar a tensão e pressão do trabalho sem se abater. É a característica de quem sabe separar questões pessoais e profissionais e de quem não leva os problemas do escritório para a casa.

Pessoas resilientes são otimistas, mas também ficam preparadas para as dificuldades. Além disso, enxergam as situações desfavoráveis ou derrotas como um aprendizado, uma oportunidade de analisar o que aconteceu e melhorar.

Atualização profissional

O executivo deve estar aberto a novos aprendizados para se aperfeiçoar, reciclar seus conhecimentos e também se manter atualizado. Por isso, é necessário sempre buscar cursos de qualificação para adquirir novas competências e agregar mais valor ao negócio.

Quais são os principais conhecimentos para alcançar um cargo executivo?

O executivo que quer crescer nessa carreira não pode parar de estudar, por isso, além do ensino superior, é fundamental buscar cursos de pós-graduação. Assim, ele pode adquirir conhecimentos na área de gestão e liderança, aprendendo a conduzir as equipes e o negócio da melhor maneira.

Esse tipo de formação — desde que seja em uma instituição de ensino de referência — vai apresentar ao profissional cases de sucesso e permitir o networking com professores e colegas. Além disso, vai mostrar qual é o estilo de atuação ideal para quem almeja a posição de CEO, como mostramos a seguir:

Flexibilidade

Estar aberto a mudanças, ao uso de novas tecnologias e saber trabalhar com pessoas de diferentes perfis — ter essa flexibilidade é fundamental para quem sonha em ser um executivo de sucesso.

O mundo dos negócios se modifica constantemente, e somente os gestores que conseguem se adaptar a novos contextos levam suas empresas para frente.

Proatividade

O executivo tem que ser dinâmico, ter iniciativa e estar sempre em busca de novas ideias para o crescimento do negócio. É aquele que vai trabalhar com entusiasmo, postura que acaba inspirando toda a equipe, o que certamente vai aumentar a produtividade.

A proatividade é importante para que o CEO esteja atento a novas oportunidades de negócio, como tendências do mercado, e para que também consiga se antecipar a uma crise ou outro problema que a empresa venha a enfrentar.

Comunicação

Ocupar um cargo executivo significa estar em contato constante com os colaboradores e clientes. Nessa relação, é essencial ter habilidades de comunicação, ou seja, saber transmitir uma ideia com clareza.

O gestor também deve abrir um espaço de comunicação com suas equipes para que possa estar a par de sugestões, queixas, dificuldades e até conflitos, podendo intervir quando necessário. Para que tenha essa proximidade, ele também necessita desenvolver a empatia e, assim, saber se colocar no lugar do outro para entender o que está acontecendo.

Competência para dar e receber feedbacks

Para fazer uma boa gestão de pessoas, é importante saber como dar feedbacks. Com isso, o colaborador entende como a empresa enxerga seu trabalho e busca maneiras de melhorar. Nessa hora, o gestor pode, inclusive, dar sugestões, como mudança de comportamento em alguma questão, qual habilidade ele precisa adquirir etc.

O líder tem também que estar aberto para receber feedbacks e, assim, entender o que necessita melhorar ou modificar em sua postura.

Agora você já sabe quais conhecimentos e habilidades deve adquirir para ocupar cargos executivos. Por isso, programe-se para realizar cursos de pós-graduação, como um MBA, e esteja mais preparado para conquistar essa posição.

Quer crescer na carreira? Então entenda a importância do desenvolvimento profissional e por que você não deve perder tempo com essa questão!

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