Alcançar o desenvolvimento profissional é um processo constante que exige paciência, dedicação, resiliência, persistência e muito estudo. Além disso, é importante se preparar para funções mais desafiadoras e para assumir maiores responsabilidades.

Ao fazer um bom planejamento de carreira, é importante trabalhar questões pessoais — referentes à sua identidade — e conhecer suas capacidades técnicas. Isso ajuda a ter mais clareza com relação aos seus interesses, objetivos e competências.

As decisões que visam o desenvolvimento da carreira também devem considerar as expectativas de futuro, a situação atual e as tendências do mercado de trabalho. Diante de tanta concorrência e dinâmica, muito mais que delimitar uma área dentro da profissão, é necessário abranger também as escolhas que devem ser feitas para planejar e implantar seu projeto profissional.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer a importância de desenvolver sua carreira para conseguir ocupar cargos de sucesso no mercado de trabalho. Boa leitura!

O desenvolvimento de carreira

O desenvolvimento de carreira visa o crescimento profissional a longo prazo. Para isso, é necessário criar um conjunto de metas e etapas para alcançar um determinado objetivo, de forma a conquistar maiores cargos e ter mais estabilidade no ambiente de trabalho.

Ao traçar um plano de desenvolvimento, é fundamental identificar com clareza qual é a sua situação profissional atual. A partir disso, é possível delinear e identificar quais são os seus objetivos na carreira, além de ter mecanismos para estabelecer quais passos serão necessários para atingir o desenvolvimento profissional de forma plena e satisfatória.

Com base nessas informações e com todos os objetivos profissionais estipulados, você saberá exatamente qual caminho trilhar e o que precisará fazer para alcançar as suas metas pessoais e profissionais.

Desenvolver um plano de carreira exige disciplina, paciência, determinação e foco. Afinal, a sua trajetória profissional é uma esfera de grande importância e merece ser tratada com toda atenção e cuidado para que se torne cada vez mais promissora.

Dessa forma, esse tipo de plano deve ser pautado por objetivos profissionais — que podem envolver alternância de cargo ou de área, investimentos em cursos e especializações, mudança de cidade, entre outros fatores.

Por isso, o tempo de planejamento tende a ser feito para médio e longo prazo, mas esse período é único para cada profissional. Afinal, o desenvolvimento é traçado com base nas ambições e necessidades pessoais. De toda forma, o projeto deve iniciar assim que você sentir a necessidade de crescer na carreira.

A seguir, entenda como elaborar um plano de desenvolvimento de carreira.

Defina metas e objetivos

O primeiro passo para o desenvolvimento profissional é ser realista e estabelecer metas e objetivos alcançáveis. Para isso, trace propósitos que você tenha convicção de que conseguirá atingir, o que contribuirá para que os resultados sejam vistos ao longo da jornada. Isso ajuda a se manter motivado constantemente.

Alguns exemplos de metas e objetivos são:

  • crescer na carreira;
  • qualificar-se profissionalmente;
  • ganhar destaque e reconhecimento no trabalho;
  • receber um aumento salarial;
  • fazer um MBA ou uma pós-graduação;
  • ter uma experiência internacional.

Avalie suas habilidades e competências

Para que seja possível iniciar e dar prosseguimento a um plano de desenvolvimento de carreira eficiente, é importante que você faça uma autoavaliação das competências e habilidades já desenvolvidas.

Essas experiências são essenciais para que o andamento do processo ocorra de forma ainda mais acelerada. Além disso, é possível identificar o que ainda precisa ser aperfeiçoado para que ocorra, de fato, a conquista dos objetivos.

Suponha que você colocou em seu plano de carreira o objetivo de assumir um cargo estratégico na empresa na qual já atua e obter ascensão profissional no mercado. Em seguida, é interessante avaliar e fazer uma lista com:

  • as habilidades e competências específicas do cargo e as funções a serem exercidas;
  • as aptidões e conhecimentos que você já tem;
  • as habilidades que você precisará desenvolver e as qualificações necessárias para conseguir a promoção e ocupar o cargo desejado.

Por isso, é importante fazer um levantamento sobre possíveis cursos e formações que podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento das competências necessárias para o seu crescimento profissional.

Investir em capacitação é essencial para que você se torne um profissional apto e ideal para desempenhar o cargo que tanto almeja dentro da organização empresarial.

Elabore um plano de ação

A última etapa consiste em estabelecer estratégias para tirar do papel tudo o que foi planejado nos tópicos anteriores. Para isso, use a lista que você criou e coloque na frente de cada meta e objetivo a ação necessária para concluir cada um.

Outro ponto importante é estabelecer um prazo para que cada atividade seja iniciada. Dessa maneira, você poderá mensurar o progresso do seu plano de desenvolvimento e entenderá, na prática, o que é a gestão de carreira.

As formas de alcançar cargos elevados

Os objetivos profissionais refletem quais são as expectativas que cada pessoa tem para a sua carreira. Para entender melhor quais são os seus propósitos, é importante ter atenção ao tipo de trabalho que você almeja.

É interessante conhecer as oportunidades e desafios de cada um deles desde o início da vida profissional. Como nem sempre isso acontece de forma aprofundada, o ideal é rever essas possibilidades sempre que pensar que é possível estender sua vida profissional ou quando não estiver satisfeito com as suas funções dentro da empresa.

Atualmente, a carreira não é mais apenas um modo de compensação — o que significa que ela não é algo linear ou previsível. Com as transformações econômicas e culturais, o avanço tecnológico e a globalização, é comum que esse conceito não seja mais visto como uma recompensa, mas sim como uma conquista, que considera não apenas a ascensão e o salário, mas também as metas pessoais, a qualidade de vida e a satisfação.

Ter um cargo elevado e uma carreira de sucesso é o resultado de todo o conhecimento adquirido e de todas as experiências vividas. Isso representa a conquista dos objetivos pretendidos com o planejamento certo, independentemente do ponto em que sua trajetória profissional está.

Abaixo, confira quais são as características mais importantes para trabalhar e o que ter atenção para conseguir atingir esse objetivo.

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Por ser muito amplo, o mercado de trabalho oferece oportunidades que devem ser exploradas de acordo com o seu objetivo profissional. Para isso, é importante fazer uma boa pesquisa e avaliar em quais setores estão as melhores oportunidades para a carreira.

Quem já sabe qual caminho quer seguir, mas precisa definir uma área dentro de um ramo específico, deve fazer uma análise mais direcionada. O importante é escolher a opção que mais se encaixa com as suas expectativas para o futuro.

Tenha resiliência e flexibilidade

Mudanças e contratempos estarão sempre presentes na vida pessoal e profissional. Por isso, a habilidade de enfrentar e resolver situações que estão fora da zona de conforto é uma característica indispensável.

Além disso, é preciso ser capaz de evoluir e aprender com as experiências, por mais difíceis que sejam, de forma que elas se tornem oportunidades de crescimento.

Mantenha o foco

Esse é um elemento fundamental para o desenvolvimento na carreira. O profissional que consegue manter a concentração e a atenção nas tarefas tem mais chances de obter resultados eficazes. O foco também é essencial para seguir em direção aos seus objetivos.

Desenvolva habilidades interpessoais

Tão importante quanto o conhecimento técnico, as habilidades interpessoais são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Por isso, procure causar uma boa impressão nos colegas de trabalho, sendo agradável, tolerante, prestativo e colaborativo.

Nesse sentido, é importante desenvolver uma comunicação efetiva, ouvindo mais e valorizando as relações. Saiba analisar e dar feedbacks, ao mesmo tempo que assume uma postura de liderança na empresa.

Mantenha o entusiasmo e a motivação

Motivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento profissional de qualquer pessoa, pois estimula a cumprir as tarefas com efetividade, qualidade e dentro do prazo. Essas características também ajudam no engajamento da equipe e colaboram para manter um ambiente de trabalho agradável.

Tenha profissionalismo

Encare as demandas, os desafios, as datas e prazos com maturidade e dedicação. Desempenhe bem toda tarefa que se propor a fazer. Evite o excesso de brincadeiras, fofocas e a utilização do celular durante o horário de trabalho.

Saiba trabalhar em equipe

Outro ponto relevante para quem deseja alcançar cargos elevados é estar aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir e a aprender com os colegas e superiores. Evite ter um comportamento individualista, colabore com a equipe e divida o sucesso dos projetos com o grupo.

O sucesso não pode esperar

A agilidade e a integração global demandam das empresas e dos profissionais que estão inseridos no mercado respostas rápidas, que se refletem em entrega de valor para os acionistas, clientes e sociedade.

Esse contexto determina um ambiente de maior flexibilidade. As organizações precisam atender às expectativas e demandas atuais e futuras de um mercado altamente competitivo, marcado por processos de desenvolvimento de valor econômico e por aberturas tecnológicas dependentes de crescimento contínuo.

As aptidões que levam à adaptação construtiva, criativa e sustentável diante das incertezas e das transformações no ambiente dos negócios tornaram-se mais que um diferencial competitivo — hoje, elas são habilidades essenciais.

Além de ter que se ajustar às transições do mundo corporativo, os profissionais precisam trazer as evoluções para o trabalho e promovê-las na empresa. O sucesso também depende de saber atuar em ambientes imprevisíveis.

Assim, lidar com ambiguidades, adversidades, incertezas, gerenciar múltiplos fatores de estresse, manter o equilíbrio emocional e o foco, saber delegar tarefas, resolver conflitos e capacitar pessoas já são competências indispensáveis para aqueles que buscam o desenvolvimento da carreira.

Nesse campo, o foco tradicional no desenvolvimento de habilidades técnicas e intelectuais nas diversas áreas do conhecimento e do mercado ainda é imprescindível. Contudo, o aumento do número de pessoas graduadas, assim como uma disponibilidade de informações cada vez maior, criou um cenário de concorrência.

As empresas passaram, então, a diferenciar os profissionais a partir de novas dimensões. Desse modo, elas não ficam à mercê do aprendizado meramente prático, que pode resultar em prejuízos, desperdício de recursos e desgastes emocionais.

Investir em uma pós-graduação ainda é importante, mas é preciso ir além. Competências como comunicação, cortesia, integridade, atitude positiva, responsabilidade, habilidades sociais, ética, entre outras, são requeridas nos mais diversos cargos.

A base de um desenvolvimento sustentável está no conhecimento constante, tanto para a formação de gestores, empreendedores e líderes, quanto para a transferência de profissionais para novos setores de atuação.

O desenvolvimento profissional pressupõe novos aprendizados, aperfeiçoamento de competências e preparação para enfrentar novas situações. Portanto, as palavras-chave são: planejamento e dedicação.

Um dos maiores problemas da busca pelo sucesso são os sentimentos como angústia, ansiedade, frustração e outros, que podem se tornar recorrentes. Nesse sentido, existem boas palestras TED que são ótimas aliadas na tentativa de ter uma vida próspera, equilibrada e saudável. Portanto, vale a pena conferir esses conteúdos sempre que precisar.

O melhor momento para se especializar

Para seguir um caminho seguro em direção ao sucesso profissional, é necessário que cada escolha faça parte de um plano claro e bem-definido. Quanto antes você se capacitar, de acordo com as suas necessidades, mais rápido chegará aos seus objetivos e ao crescimento profissional.

A especialização tardia pode causar alguns prejuízos em médio e longo prazo. Por esse motivo, comece a trabalhar sua carreira de forma alinhada aos seus valores e reorganize a sua mentalidade para traçar metas por toda a sua trajetória profissional.

Entenda como definir se vale a pena se especializar a seguir:

Faixa etária

Existem diversos programas de especialização para públicos específicos. Você não precisa almejar cargos de líderes C-Level para buscar um MBA, por exemplo. Em geral, o início da carreira é marcada por funções mais técnicas e táticas, e os cursos de capacitação são importantes nesse momento.

Com o passar dos anos, o profissional abre um pouco mais a perspectiva. Nesse momento, é possível buscar um curso que ajude a alcançar um papel mais estratégico, de motivação, liderança e tomada de decisões.

Quem já é experiente e quer atribuições maiores e de mais impacto na organização, pode buscar formações que forneçam novas visões sobre a carreira.

Senso de responsabilidade

Um profissional com senso de responsabilidade sabe reconhecer a importância de seus conhecimentos, competências e habilidades. Com isso, ele está sempre envolvido com os processos de trabalho, dedicando-se a melhorar o negócio e torná-lo mais eficaz.

Esse atributo pode ser desenvolvido durante a especialização e amplia a visão sistêmica do aluno, fazendo com que ele se torne uma pessoa proativa e que se preocupa em entregar o melhor de sua performance.

Pessoas que não apresentam senso de responsabilidade se revelam colaboradores dependentes de seus líderes e gestores, além de se ressaltarem como profissionais limitados e que não colaboram para o progresso da sua própria carreira.

Estagnação da carreira

Não é raro encontrar profissionais que se sentem estagnados no cargo, na empresa ou até mesmo na carreira. Apesar de ser um momento delicado, é possível encontrar saídas para contornar essa situação.

Esse problema não depende da idade ou do tempo de atuação, podendo aparecer em qualquer momento. Por isso, é fundamental reavaliar seu atual modelo de trabalho. Repensar seus objetivos e avaliar aspectos externos, como o momento econômico.

Qualificar-se, estar alinhado com as tendências do mercado e ter visão de futuro são pontos-chave para garantir o sucesso naquilo que desempenhamos.

As maneiras de dar um salto na carreira

Para dar um grande salto na carreira, são necessários vários pequenos passos. O avanço profissional é construído de esforço, dedicação e superação dos desafios diários. Entenda como se preparar para buscar esse objetivo.

Seja capaz de enxergar o todo

Um profissional pode ter um ótimo desempenho e conhecimento técnico em determinada função e não conseguir se destacar ao ser promovido, o que tende a minar sua carreira. Afinal, é fundamental desenvolver as competências necessárias para desempenhar o novo cargo.

Para entender e resolver isso, é necessário ampliar a percepção. É comum que pessoas no nível operacional não entendam a dinâmica completa da empresa. Portanto, você deve sempre prestar atenção no funcionamento tanto do seu setor como da organização completa.

Defina o que você sabe fazer

Uma boa dica é fazer uma lista com todos os problemas que você melhor consegue resolver, sem se prender a rótulos. Por exemplo, quem já trabalhou com suporte técnico pode ter, além do conhecimento científico na área, capacidade de lidar com clientes e resolver problemas de forma rápida, entre outras habilidades.

Saber identificar e aplicar seus conhecimentos e suas competências em outras áreas é imprescindível no mercado atual.

Auxilie na organização e no planejamento

Mesmo que a tarefa ou o projeto não sejam de sua responsabilidade, ser solícito e estar disponível para ajudar a equipe a alcançar os melhores resultados é uma atitude que deve ser sempre praticada.

Com isso, você ganha reconhecimento, aprende novas habilidades e faz boas amizades na empresa — o que pode ser muito importante para ampliar o seu networking. Afinal, fortalecer os vínculos sociais é fundamental para conquistar um cargo de gestão.

Perceba os problemas e aponte soluções

Sempre que identificar um problema, tente dedicar algum tempo para sugerir soluções antes de recorrer ao seu chefe ou superior. Use sua experiência para entender o que pode ter acontecido e quais melhorias podem ser aplicadas.

Defina seus possíveis cenários de atuação

Não foque apenas nas oportunidades de contratação. Amplie sua percepção para novos cenários, como o empreendedorismo. Caso não entenda da área, existem cursos voltados para a capacitação de profissionais que desejam descobrir novas possibilidades de atuação.

Promova a inovação

Tão importante quanto apresentar boas ideias é favorecer um ambiente inovador. Para isso, é necessário se manter atualizado e conhecer as oportunidades que o mercado oferece a cada ano para a sua área.

Além disso, é importante contribuir para a construção de uma empresa sustentável. Hoje, esse tema é muito buscado por companhias que desejam se desenvolver com responsabilidade ética e social e sem o desperdício de recursos.

Os melhores MBAs para seu sucesso

Investir em qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa. O MBA (sigla que significa Master of Business Administration) é uma excelente opção para quem deseja se aprimorar no mercado e quer adquirir conhecimentos específicos voltados para as áreas de atuação empresarial.

Esses cursos visam transmitir informações por meio de atividades práticas sobre corporativismo, e cada vez mais profissionais se interessam em realizá-los. Se o seu objetivo é conduzir a carreira para os setores de negócios, gestão, marketing, projetos, entre outros, o MBA ajuda a abrir novas perspectivas sobre o mercado.

Por ser uma pós-graduação lato sensu, os MBAs são mais curtos — de 1 a 2 anos de duração — e têm foco no aperfeiçoamento profissional e pessoal em determinada área. São cursos dirigidos a pessoas que já estão no mercado de trabalho e precisam se aprofundar para assumir cargos de gestão ou desejam conhecer melhor o universo corporativo.

Por serem rápidos e práticos, oferecem um preparatório completo em curto prazo, permitindo que você esteja apto a assumir posições estratégicas dentro da empresa.

Outras características do público-alvo dos MBAs são profissionais que:

  • precisam encaixar os estudos em horas livres — normalmente, aos finais de semana;
  • desejam mudar o foco de atuação profissional;
  • buscam ascensão profissional
  • almejam melhores resultados nos negócios
  • querem reciclar seus conhecimentos;
  • desejam desenvolver sua capacidade empreendedora;
  • buscam conhecimentos sólidos.

Alguns MBAs oferecem a possibilidade de fazer um Módulo Internacional em outras universidades conveniadas. Nesse caso, o aluno que optar por um desses cursos recebe um certificado em MBA Executivo Internacional.

Existem diversos cursos de MBA, a maioria com foco em gestão e duração média de 2 anos. Algumas opções são:

  • MBA em Gestão Empresarial;
  • MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria;
  • MBA em Marketing: Ênfase em Vendas;
  • MBA em Gestão: Pessoas e Liderança;
  • MBA em Gestão: Serviços em Saúde.

O mercado de trabalho está em evolução constante e, para manter a empregabilidade, é necessário investir no seu desenvolvimento profissional. Estar preparado para as mudanças na carreira é fundamental para alcançar um cargo de gestão. Para isso, é importante escolher uma escola de negócios que ajude a atingir os seus objetivos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba outros materiais exclusivos diretamente no seu e-mail!

Escreva um comentário

Share This