Construir uma rede de relacionamentos profissionais é essencial para quem busca mais sucesso em sua carreira. Afinal, saber se relacionar com pessoas da sua área ou de campos afins ao seu traz muitas vantagens tanto em conhecimento quanto em oportunidades de trabalho.

Manter (ou retomar) o contato com colegas e professores dos cursos que você já fez é uma boa estratégia para encontrar oportunidades — mas é preciso ir além! Portanto, que tal saber como aproveitar os eventos para fazer boas conexões e desenvolver sua rede de contatos? Confira nossas dicas neste artigo!

Por que é importante ampliar seu networking?

O networking é uma forma de garantir a credibilidade nas relações de trabalho. Já que, ao encontrar uma oportunidade por indicação, tanto a empresa quanto você tem mais segurança em começar esse relacionamento. Afinal, o início costuma ser mais fácil quando tem alguém próximo para contar a você os detalhes do trabalho e apoiá-lo nesse momento.

Além da possibilidade de encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho e de dar passos com mais segurança na sua carreira, ampliar o networking também tem a vantagem de agregar mais conhecimento teórico e prático. Isso acontece a partir das trocas de experiência com as pessoas.

Assim, seu perfil se torna mais rico pelo intercâmbio com colegas. É possível discutir assuntos pertinentes à sua prática, esclarecer dúvidas sobre temas com os quais não tem muita afinidade e, ainda, pedir indicações de referências para estudar novas coisas. Sem dúvida, essas ações melhoram sua atuação.

Outro motivo para ampliar a sua rede de relacionamentos é a chance de se aproximar de pessoas que tenham objetivos parecidos com os seus. Talvez nenhum dos seus colegas atuais tenha essa afinidade, mas, com o tempo, você pode conhecer pessoas com quem deseja trabalhar junto em um projeto autônomo. Assim, a rede de contatos também possibilita encontrar sócios e parceiros.

Como construir uma rede de relacionamentos em eventos?

Depois de ler todos os benefícios que um networking pode trazer, você certamente está ansioso para saber como alcançá-los, certo? Então, veja a seguir algumas dicas para estabelecer uma boa rede de relacionamentos por meio de eventos!

Saiba se apresentar

Participar de eventos, como palestras, encontros e simpósios, é muito importante em qualquer momento profissional. Porém, algumas pessoas limitam a riqueza dos eventos, pois apenas frequentam a programação, sem utilizá-la para, de fato, conhecer novas pessoas.

Então, mude isso agora mesmo! Para fazer valer todas as oportunidades de um evento, esteja sempre pronto a se aproximar das pessoas e se apresentar, cuidando da sua imagem profissional. Vale a pena pensar em um pequeno texto inicial para não ficar perdido quando alguém perguntar o que você faz ou o que está buscando na profissão.

Mapeie possíveis convidados e palestrantes

Geralmente, a programação de um evento é divulgada no período de inscrição ou, pelo menos, alguns dias antes do início. Esse momento é o ideal para organizar a ampliação de sua rede de relacionamentos. Dê uma olhada no que está proposto no evento e identifique pessoas que você gostaria de conhecer.

Não tenha em mente apenas os convidados e palestrantes. Procure também perceber as palestras ou outras programações que podem aproximar você de pessoas com interesses semelhantes aos seus. Assim, enquanto estiver lá, é possível aproveitar alguma chance de conversar e trocar contato com elas.

Aproveite todas as oportunidades do evento

Como falamos, ir a um evento apenas para acompanhar a programação não é o ideal. É claro que isso traz vantagens, já que contribui para sua qualificação profissional. Entretanto, essa postura não agrega nada à rede de relacionamentos.

Por isso, é importante circular por todo o evento para identificar oportunidades de contatos profissionais. Além de assistir às discussões, fique atento também a espaços informais, como o balcão de credenciamento ou a região próxima da mesa de água e café — as pessoas costumam engatar boas conversas enquanto estão por ali.

Alguns eventos, principalmente os que têm organização nacional, costumam combinar um jantar de confraternização. Essa também é uma ótima oportunidade para conhecer as pessoas e fazer contatos profissionais.

Tenha um cartão profissional

Vamos imaginar que você desenvolveu uma conversa muito produtiva com alguém e, ao se despedir, tem interesse em trocar contatos para continuar o relacionamento depois do evento. O ideal é entregar um cartão de visitas. Isso traz muito mais credibilidade do que anotar o número em um papel ou no celular.

Além disso, ter um cartão também facilita que a pessoa se lembre do que você faz e de onde trabalha. Assim, há maiores chances de ela realmente entrar em contato com você. Por isso, não se esqueça de levar um número suficiente de cartões para o evento.

Mantenha o contato após o evento

Se você conversou com alguém durante o evento, mas não ativou esse contato depois, infelizmente essa pessoa ainda não pode ser considerada parte do seu networking. Afinal, conhecer alguém e voltar a falar com ele apenas quando precisa de uma informação não é uma prática bem-vista.

O ideal é investir no relacionamento, compartilhando benefícios. Por isso, procure falar com a pessoa novamente para lembrá-la do contato que tiveram, divulgar algum curso ou oportunidade que a interesse ou mesmo convidá-la para uma reunião ou happy hour.

De que eventos você deve participar?

Depois de ver todas essas dicas para construir uma rede de relacionamentos em eventos, você sabe que programações deve escolher para participar? Em geral, algumas têm mais potencial que outras. Por isso, é importante aprender a decidir.

Uma dica é aproveitar bastante os eventos locais, por exemplo, os que são organizados por grupos profissionais, escolas de negócios ou instituições de pós-graduação. Mas também não descarte totalmente os encontros regionais ou nacionais — fazer networking com pessoas de regiões diferentes também pode ajudar muito sua carreira.

Congressos, palestras, cursos, workshops e mesmo rodas de conversa são espaços riquíssimos para conhecer pessoas com interesses parecidos com os seus e construir laços profissionais. Na maioria das vezes, o mais indicado é procurar eventos na sua área de atuação, mas temas gerais, como palestras sobre desenvolvimento profissional, também são boas escolhas.

Além disso, encontros informais também trazem grandes oportunidades. Assim, não deixe de comparecer também a um coffee break ou happy hour. Quer mais uma dica diferenciada? Faça parte de grupos profissionais e participe de fóruns de discussão na internet. Dessa forma, você se torna mais conhecido e mesmo pessoas que não fazem parte de sua lista de contatos podem gostar do que você compartilha e lembrar-se do seu nome para uma indicação.

Saber aproveitar todos os momentos para ampliar e fortalecer sua rede de relacionamentos é essencial para alcançar o sucesso que você deseja. Mas não esqueça que networking é uma troca onde ambos saem ganhando. Por isso, pense também no que você tem a oferecer para seus colegas.

E então, está empolgado para colocar essas dicas em prática? Conheça as oportunidades da nossa página de eventos!

 

Escreva um comentário

Share This