Algumas gerações atrás, um diploma universitário era tudo o que se precisava para conquistar um bom emprego e seguir uma carreira de sucesso. No entanto, já faz alguns anos que a graduação é somente mais um — e não o último — degrau da vida acadêmica e profissional.

O mercado se ampliou e, para se destacar, é necessário continuar sempre aprendendo e se especializando. Na busca por opções de estudo, muitas pessoas acabam se confundindo e não sabem qual a diferença entre pós e MBA.

Neste post, vamos explicar essas diferenças, comparar os cursos de pós-graduação e MBA e ajudá-lo a escolher a melhor opção de acordo com seu perfil e suas expectativas profissionais e pessoais. Acompanhe!

O que é pós lato sensu e stricto sensu?

Antigamente, eram poucas as pessoas que, depois de formadas, resolviam fazer um mestrado e, depois, um doutorado. Normalmente, eram os profissionais que queriam seguir carreira acadêmica, fazer pesquisas e dar aulas em universidades.

Hoje, os estudos de pós-graduação (ou seja, todos aqueles realizados depois do curso universitário) são uma realidade bem mais comum. E o leque de possibilidades também se ampliou. Veja, a seguir, as diferenças entre os principais tipos de cursos:

Stricto sensu

O mestrado e doutorado são pós-graduações do tipo stricto sensu — termo em latim que significa “em sentido restrito”. Esses cursos têm um viés mais acadêmico e um foco maior na parte teórica dos campos do saber. São mais voltados para a construção de conhecimentos e realização de pesquisas científicas.

No Brasil, as pós-graduações stricto sensu precisam de autorização do Ministério de Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os mestrados costumam ter duração média de dois anos. Ao longo desse período, o aluno deve desenvolver uma pesquisa — que dará origem à sua dissertação de mestrado. Os aprovados recebem o grau de mestre.

Já um doutorado pode chegar a cinco anos de estudos, pesquisa e produção acadêmica. Durante esse tempo, o estudante desenvolve uma série de pesquisas, elabora artigos acadêmicos e também precisa dar aulas para alunos de graduação como parte de sua formação. Após a elaboração da tese final, recebe-se o diploma de doutor na área pesquisada.

Lato sensu

Foi somente há cerca de 20 anos que se popularizaram no Brasil as pós-graduações lato sensu — do latim, “em sentido amplo”. São cursos de pós-graduação (no sentido de serem feitos depois da graduação), mas trata-se de especializações, aprofundamentos no conhecimento e habilidades de um determinado campo do saber.

As pós-graduações lato sensu têm um enfoque mais prático e voltado para o mercado de trabalho. São programas com duração mínima de 360 horas, que não necessitam da autorização do MEC, mas devem seguir a Resolução CNE/CES Nº 1, de 2007.

Tudo isso permite que as especializações sejam mais dinâmicas, atendendo mais prontamente às necessidades do mercado.

Qual a diferença entre pós e MBA?

Outra dúvida que ainda causa muita confusão é a diferença entre pós-graduação e MBA. Muito populares nos Estados Unidos, os Masters in Business Administration (Mestrados em Administração de Negócios, em português, ou MBA) chegaram ao Brasil com um status alto nas últimas décadas. Muitas pessoas acreditam até que eles sejam um grau mais alto do que uma pós-graduação.

Para desfazer a confusão de uma vez por todas, saiba que o MBA é uma das opções de curso de pós-graduação. Apesar de levar a palavra “master” no nome, esses cursos não dão acesso ao título de mestre nem contam como pré-requisito para o ingresso em um doutorado.

Um curso de MBA é um tipo de pós-graduação lato sensu com algumas especificidades. Com foco em finanças e em administração, ele é voltado para quem deseja se especializar em gestão. A maior parte dos MBAs é da área de Administração, mas é possível encontrar cursos de outros campos, como comunicação e saúde — sempre com foco no gerenciamento.

As especializações têm o mesmo grau de importância de um MBA. O que muda é o enfoque: em vez de terem foco na parte de gestão, os demais programas de pós-graduação terão outros direcionamentos — nesse caso, o leque de opções é vastíssimo.

Qual curso devo fazer?

Agora que você já entendeu qual a diferença entre pós e MBA, pode estar se perguntando qual caminho seguir. A resposta vai depender do seu perfil profissional, dos seus interesses e do seu plano de carreira.

Se você é uma pessoa que gosta de estudar, se interessa por investigar os assuntos a fundo e se sente confortável no ambiente acadêmico, é bem provável que vá se sair muito bem em um mestrado stricto sensu. Quem escolhe esse caminho também pode começar a pensar na possibilidade de entrar ainda mais no mundo da pesquisa e até preencher uma vaga como professor em uma universidade.

Por outro lado, se o seu perfil é mais prático, é uma pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) que você busca. Para escolher entre as centenas de possibilidades, algumas questões devem ser levadas em consideração.

MBA

Se a sua intenção é se tornar gestor, independentemente da área, o MBA pode ser o caminho que vai fornecer ferramentas mais propícias para você alcançar seu objetivo.

Assim, com essa formação, você pode atuar de maneira estratégica, liderar equipes e ter mais segurança na tomada de decisões. Sem contar que o MBA pode ser o curso ideal para quem busca uma promoçãopara assumir uma posição de gestão.

Sua área de formação não precisa ser em Administração, mas para que um MBA seja melhor aproveitado, é recomendável que você já possua alguns anos de experiência profissional.

Essa bagagem lhe permitirá conhecer os principais problemas enfrentados no campo de trabalho, os maiores desafios e aproveitar melhor o conteúdo aprendido para resolver questões práticas — além de enriquecer as discussões em sala de aula.

Especialização

Mas se você deseja se aprofundar em qualquer outro aspecto que não esteja relacionado à parte gerencial, pode buscar por outros cursos de especialização. Para um profissional em início de carreira, que busca o título como uma forma de se diferenciar no mercado, as especializações podem ser um excelente caminho.

Nesses casos, vale a pena também pensar em cursos em áreas correlatas e complementares à graduação. Se você é formado em Administração, fazer uma pós em Marketing, por exemplo, pode ser uma boa forma de conseguir um diferencial.

Quais benefícios a pós-graduação e MBA trazem para a carreira?

A pós-graduação e MBA vão valorizar o seu currículo e trazer um diferencial competitivo. Acompanhe a seguir os benefícios para a sua carreira:

Aumento salarial

Um dos pontos a se destacar é o aumento de salário para os profissionais que realizam esse tipo de qualificação.

Uma pesquisa da consultoria de empregos Catho, por exemplo, mostrou que o rendimento para quem tem um MBA pode aumentar em 31%. O levantamento analisou a média salarial de 2.769 cargos de 256 áreas diferentes.

Não é de estranhar essa valorização salarial, afinal, os profissionais pós-graduados na área de gestão possuem a formação que as empresas esperam. Atualmente, a alta competitividade entre as corporações e os altos e baixos da economia exigem alguém bem preparado. Desse modo, esse profissional pode fazer a diferença ao entender todo esse dinamismo e, assim, atuar de maneira estratégica para o crescimento do negócio.

Outro estudo, também conduzido pela Catho, apontou que profissionais que ocupam cargos de coordenação podem ter um aumento salarial de até 53,7% com uma pós-graduação. A pesquisa foi feita com mais de 25 mil empresas e 2 milhões de profissionais.

O levantamento mostrou que, para quem ocupa cargo de diretoria ou gerência, ter um curso de pós-graduação pode incrementar a renda em 47,2%. Aqueles com cargo de analista conseguem um aumento salarial de 14,7% ao realizar essa qualificação.

Atualização

Esse tipo de formação faz com que o profissional fique em dia com as novidades e tendências da sua área. O MBA vai atualizá-lo na área da gestão, permitindo que ele acompanhe todo o dinamismo da economia e suas consequências no mundo empresarial.

Isso acontece porque o conteúdo programático é bem completo, voltado para finanças, administração, recursos humanos, marketing e contabilidade. Além disso, o aluno pode acompanhar os estudos de caso que são apresentados e entender os desafios do ambiente de negócios.

Sem contar a possibilidade de fazer networking e trocar conhecimento com outros colegas da mesma área, como os outros alunos e professores.

Todo esse conhecimento e vivência fará diferença no dia a dia de trabalho, mudando sua perspectiva e postura na hora de resolver problemas e buscar soluções.

Estar atualizado também é importante para quem busca novos caminhos profissionais, porque você pode estudar uma área que é tendência e investir em um nicho de mercado.

Empreendedorismo

Se você quer saber qual a diferença entre pós e MBA, saiba que a segunda opção é direcionada também para quem quer empreender. O curso é formatado para que o aluno consiga fazer uma gestão eficiente e liderar equipes, ficando, portanto, bem preparado para abrir a própria empresa.

Com o curso, é possível também fazer um planejamento apurado e um estudo de mercado para saber se a sua ideia tem viabilidade.

Independentemente da sua opção, a pós-graduação é uma excelente escolha profissional. É uma formação que propicia fazer novos contatos, descobrir outros direcionamentos de carreira e até conseguir uma promoção. Ao entender qual a diferença entre pós e MBA, fica mais fácil escolher o melhor caminho para o seu perfil e aproveitar as oportunidades.

Agora que você já conhece as características da pós-graduação e MBA, ficou alguma dúvida sobre as vantagens desses cursos para a carreira? Comente neste post se precisar de mais algum esclarecimento!

Escreva um comentário