A avaliação de desempenho é utilizada para fazer análises completas e profundas sobre cada colaborador e também sobre a equipe. Isso permite identificar tanto os pontos positivos quanto os que precisam ser melhorados nos times e nas pessoas.

Esse processo avaliativo permite acompanhar o crescimento e desenvolvimento individual dos profissionais, bem como o trabalho que eles realizam em equipe e o resultado dessa performance. Além disso, é uma forma eficiente de valorizar a dedicação dos colaboradores, uma vez que eles receberão feedbacks sobre seus desempenhos e a oportunidade de melhorarem constantemente, contando sempre com o apoio e a ajuda da empresa.

Neste artigo, vamos apresentar algumas ferramentas e métodos para que você consiga fazer uma boa avaliação do desempenho do seu time, indo além do cumprimento de metas e conseguindo identificar problemas e oportunidades. Boa leitura!

Métodos de avaliação de desempenho para aplicar em sua empresa

Autoavaliação

A autoavaliação é um importante método de avaliação de desempenho feito em duas fases. Primeiro, o colaborador deve responder a um questionário que tem o objetivo de fazer com que ele reflita sobre o seu comportamento, identificando seus pontos fortes e fracos.

Depois, gestor e colaborador devem discutir o que pode ser feito para melhorar o desempenho do profissional. Assim, é possível fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento e os resultados que estão sendo alcançados.

Quando o próprio profissional reconhece seus pontos de desenvolvimento, fica mais fácil ter um crescimento contínuo.

360 graus

Esse método é considerado uns dos mais completos para avaliar o desempenho das equipes de trabalho. Para realizar a avaliação 360 graus, todos os envolvidos nos processos de trabalho da empresa são convidados a participarem do método.

Membros das equipes, líderes e até mesmo fornecedores e clientes participam da avaliação. Por fim, é feito um paralelo entre as ponderações dos avaliados e dos avaliadores, gerando importantes feedbacks para o crescimento da equipe.

Escolha forçada

Esse método utiliza um formulário, no qual uma lista é feita. Ela deve conter diversas afirmações estratégicas e que definem as características do colaborador. É possível anotar se ele costuma atrasar as entregas, se cumpre bem os horários e prazos, se é um profissional proativo, se se dá bem com os colegas de trabalho etc.

Depois, o avaliador deve colocar um sinal positivo na frente das afirmações que mais se aproximam do perfil do colaborador. As competências mais distantes recebem um sinal negativo. Para que isso possibilite dados confiáveis, é preciso que as frases sejam estratégicas e claras.

Escala gráfica

A escala gráfica é o método de avaliação de desempenho mais simples e tradicional. Ela se baseia na criação de um formulário com colunas organizadas da seguinte forma:

  • as variáveis que serão avaliadas são colocadas na primeira coluna. Exemplos: assiduidade, pontualidade, criatividade, trabalho em equipe, entre outros;
  • os valores de cada variável são colocados nas colunas seguintes. É possível atribuir notas de 0 a 5 ou fazer a classificação como péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Esse método é bem fácil de fazer. No entanto, a escala gráfica é limitada e não permite uma análise mais aprofundada de cada colaborador. Por isso, essa avaliação geralmente é aplicada em conjunto com outros métodos.

Ferramentas para otimizar a avaliação de desempenho da sua equipe

STRATWs ONE

O STRATWs ONE é um software de gestão muito utilizado como ferramenta para avaliação de desempenho. Além de completo, contribui em processos fundamentais para empresas de qualquer segmento.

O sistema ajuda na análise de resultados por meio do fornecimento de dados organizados em planilhas e outras interfaces gráficas simples. Ele também proporciona acesso amplo a métricas e mensura os riscos, trazendo maior segurança na tomada de decisões.

Outra vantagem do STRATWs ONE é que ele integra a avaliação de desempenho com os indicadores alcançados pelo colaborador individualmente. Assim, as notas finais são aplicadas para apontar o resultado de cada caso.

Como uma das ferramentas mais objetivas na análise de performance na empresa, o software acompanha os indicadores-chave conforme as ações e os processos se desenrolam.

Appraisd

Essa ferramenta tem sido muito utilizada nas empresas para gestão de pessoas com foco nos resultados. A plataforma permite organizar o progresso, os objetivos e os caminhos para programar o desenvolvimento profissional dos colaboradores por meio de feedbacks.

Com o Appraisd, as avaliações são mais dinâmicas e criadas especialmente para melhorar a comunicação entre a organização e os funcionários. O sistema elimina a necessidade de longas reuniões, uma vez que o colaborador pode acessar a qualquer momento os próprios resultados, as revisões e ainda pode fazer a atualização dos próprios objetivos.

Reviewsnap

O Reviewsnap é uma ferramenta para avaliar desempenhos com base na análise de dados e resultados por meio de assinatura eletrônica e notificações. A avaliação completa é essencial para o engajamento dos profissionais.

O feedback entre gestores e colaboradores pode ocorrer constantemente por meio do acesso diário às informações. O sistema é ideal para identificar aptidões e apontar os melhores desempenhos entre os funcionários.

A determinação dos resultados aponta de forma estatística as áreas que precisam de melhoria. Além disso, o profissional pode acompanhar o seu desenvolvimento e gerenciar as próprias metas.

Runrun.it

O Runrun.it é um software de gestão de projetos e equipes que pode facilmente ser aplicado em avaliações de desempenho. O sistema reúne as informações mais importantes para coordenação de resultados e análise dos colaboradores.

Para isso, é necessário realizar análises mensais. Depois, a plataforma quantifica os trabalhos que foram concluídos e os processos que estão em andamento. Assim, a organização das atividades se torna eficiente. O programa também é capaz de planejar o que for prioridade e indicar em tempo real os resultados de toda a equipe de trabalho.

Com metas a bater e diversas atividades a cumprir, é normal que a performance dos colaboradores apresente algumas quedas. Por isso, é essencial fazer uma boa avaliação de desempenho, além de investir em ferramentas para aprimorar o trabalho dos profissionais e acelerar resultados. Portanto, a escolha dos melhores métodos e ferramentas deve ser feita de acordo com a cultura da empresa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos sobre carreira diretamente no seu e-mail!

E para você que deseja aprofundar seus conhecimentos para ser um gestor de sucesso, aproveite para conhecer os cursos de MBA FGV 2020, que já estão com inscrições abertas nas cidades de Caxias do Sul, Santa Maria e Campo Grande.  Nossas consultoras também poderão auxiliar você no processo de escolha do curso e melhor momento para realizá-lo.

Escreva um comentário

Share This