Ao longo de uma trajetória profissional, nós somos desafiados inúmeras vezes. Uma posição para a qual não temos certeza se estamos preparados, uma mudança de ramo ou de atuação e inúmeras outras situações que nos provocam a demonstrar coragem e muita determinação.

Mas, se por um lado, essas circunstâncias representam um caminho desconhecido, por outro, frequentemente significam que você está diante de uma oportunidade profissional de crescimento, que vai levá-lo muito mais longe. E quando aparece uma oportunidade profissional dessas, você sabe o que fazer?

Neste post, apontamos algumas situações que podem representar oportunidades e damos dicas de como aproveitá-las bem. Quer saber como agir frente aos próximos desafios? Continue com a leitura!

Assumir um cargo de destaque

Antigamente, era muito comum que as pessoas trabalhassem por 20 ou 30 anos na mesma empresa. Muitas vezes, elas faziam o mesmo trabalho por todo esse tempo. Hoje esse cenário mudou completamente. Os profissionais atuais enxergam a carreira como a escalada de uma montanha: o ápice é um cargo de direção em uma empresa.

Mas nem sempre — para não dizermos “nunca” — as oportunidades de cargos melhores vão cair no seu colo e os convites para assumir uma posição de liderança vão bater à sua porta. É você quem precisa correr atrás. Sabe como fazer isso?

O primeiro passo é se qualificar para assumir desafios maiores. Nesse sentido, um MBA ou uma pós-graduação vai trazer a bagagem de que você necessita para assumir cargos de gestão na empresa.

Assim, você estará em busca das chamadas soft skills — ou habilidades comportamentais —, que são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Exemplos dessas características são a gestão do tempo, a capacidade de passar do planejamento para a prática e a resolução de conflitos.

São elas que compõem o perfil de liderança, tão necessário para que o gestor consiga conduzir sua equipe rumo aos objetivos propostos. Além disso, uma pós vai trazer atualizações importantes sobre temas sempre necessários, como marketing, vendas e gestão de projetos.

Depois, você precisa ficar atento ao ambiente ao seu redor. Veja se a empresa tem alguma necessidade que ainda não foi atendida e proponha soluções. Seja a pessoa que enxerga uma oportunidade onde outros veem um vazio!

Encontrar uma oportunidade de mercado

Algumas vezes, para crescer, é necessário romper com o passado. E isso pode significar ter que sair da empresa onde você está para buscar oportunidades melhores em outros locais.

Para tanto, é necessário procurar nos lugares certos. Caso ainda esteja trabalhando, precisará ser discreto nessa busca. Apesar de ser normal trocar de emprego, isso ainda é visto como tabu no mundo corporativo. Então, se for comentar sobre a sua decisão com alguém, escolha somente as pessoas mais próximas, aquelas em que você sabe que pode confiar.

Faça contatos com empresas oferecendo-se para solucionar um problema específico, além, é claro, de analisar quais vagas elas têm em aberto. Exponha por que você é bom para atuar naquela situação e mostre que a organização terá vantagens ao contratá-lo.

Trocar de profissão

Um dos desafios que mais assustam as pessoas é a troca de profissão. Ao contrário de 20 ou 30 anos atrás, essa mudança é cada vez mais frequente. A expectativa de vida aumentou, trazendo um crescimento do período produtivo das pessoas.

Então, é natural que elas se cansem de ocupar, por décadas, o mesmo cargo e realizar as mesmas tarefas. Portanto, é natural desejar novos desafios. Mas uma mudança radical pode ser uma decisão muito difícil, principalmente por que muita gente não sabe como adentrar em um novo mercado.

Nesses casos, a melhor saída é a qualificação. Um MBA ou uma pós-graduação na nova área de interesse são excelentes formas de se inserir no campo de atuação para o qual você deseja migrar. Dessa maneira, você terá a comprovação de que possui os conhecimentos técnicos para tanto.

Outra vantagem é que você começa a expandir o seu networking com pessoas que têm interesses parecidos — e que podem ajudá-lo a se inserir no mercado. Esses vínculos também são valiosos para possíveis parcerias, no caso de você abrir a sua própria empresa no ramo.

Outra forma de se orientar nessa mudança é com a ajuda de um coach profissional. Esse especialista é capaz de ajudá-lo a encontrar um caminho, tudo com um considerável grau de segurança. Assim, você evita dificuldades extras — além daquelas que são naturais desse processo.

Ser procurado para consultorias

Algumas pessoas ainda pensam que um consultor é um profissional avançado na carreira, com anos de experiência na área. Essa imagem era verdadeira no passado. Hoje em dia, porém, os jovens estão cada vez mais qualificados e conseguem — mesmo com pouca idade — acumular conhecimentos suficientes para orientar empresas como consultores.

Mas isso não muda o peso da responsabilidade de ser, você mesmo, essa figura que vai ditar os rumos para uma empresa alcançar melhores resultados e se destacar.

Se você receber um convite para ocupar esse lugar — ou se enxergar uma oportunidade para tanto —, sabe o que fazer e como ingressar nessa que pode ser uma nova possibilidade de carreira?

Mais uma vez, a educação se mostra fundamental. Faça cursos e formações complementares, para preencher as lacunas de conhecimento que você ainda tem. Isso dá mais segurança e credibilidade na hora de aconselhar os clientes.

Além disso, busque feedback com pessoas em quem você confia. Essa interação é capaz de orientá-lo com relação às soft skills necessárias para o seu trabalho como consultor. É nesse retorno que você entenderá como é percebido pelas pessoas com quem trabalha e de que forma pode ser um profissional ainda melhor.

É difícil nos sentirmos totalmente prontos para os desafios. No entanto, garantir uma trajetória sólida, mantendo o seu networking, e investir em boas formações são ótimas maneiras de se preparar. Assim, você vai se sentir mais seguro na hora de aproveitar uma nova oportunidade profissional.

E você? Sente-se capaz de aproveitar uma oportunidade dessas, quando ela surgir? Compartilhe este post em suas redes sociais e veja quantos dos seus amigos também se sentem assim!

Escreva um comentário

Share This