Buscar capacitação profissional é de extrema importância para construir uma carreira de sucesso. Mas em meio a tantas reuniões, prazos e pressões do mundo corporativo, como arranjar tempo para estudar? Para muita gente, cursar uma nova graduação ou se dedicar a um MBA é impraticável. Nesses casos, apostar em cursos rápidos é a melhor solução para se manter atualizado.

Existem vários cursos de curta e média duração, online ou presenciais. Muitos deles são gratuitos, e o aluno paga uma taxa apenas pela emissão do certificado, que é aceito no Brasil todo. Basta analisar quais habilidades você precisa aprimorar e encontrar a opção ideal para a sua necessidade.

Pensando nisso, listamos alguns dos principais cursos disponíveis no mercado para você fazer sua carreira decolar. Continue lendo e conheça nossas sugestões!

Oratória

A maioria das pessoas tem dificuldade em falar em público. Portanto, desenvolver essa habilidade significa um enorme diferencial competitivo no mercado de trabalho. Muita gente acredita que a capacidade de se comunicar com grandes plateias é um talento inato, mas com a orientação certa qualquer um pode se tornar um excelente orador.

Muito coaches e instituições de ensino oferecem cursos com esse foco. Boa parte deles, inclusive, aplica conceitos de teatro para fazer o aluno perder a timidez e melhorar sua desenvoltura.

Para quem não pode investir em aulas pagas, uma boa opção é procurar cursos gratuitos online. Basta organizar o conteúdo e ter disciplina para conseguir ótimos resultados.

Gestão de tempo

Saber usar o tempo com inteligência é um dos fatores que mais influenciam a produtividade. Com o avanço das redes sociais, ficou muito mais fácil perder o foco durante a atividade profissional, fazendo com que as horas passem e a pessoa não consiga entregar o que prometeu.

Por isso, cursos de gestão de tempo estão entre os mais procurados do mercado. Nele, o aluno aprende técnicas para planejar sua rotina, eliminar distrações e lidar com múltiplas atividades simultaneamente. A didática costuma ser prática e facilmente aplicável no dia a dia, o que traz resultados imediatos.

Diversas instituições de ensino oferecem o curso, com opções online e presenciais. A carga horária varia muito, mas costuma girar em torno de 8 a 20 horas de duração.

Gerenciamento de projetos

Gestores de projetos são altamente valorizados pelas organizações, por isso um curso específico na área é uma ótima escolha para se destacar no mercado. Projetos de grande porte envolvem muitas variáveis, o que requer grande capacidade de organização e planejamento estratégico para fazer a ideia sair do papel.

Para ter sucesso, é necessário ter boa habilidade de comunicação, visão macro de negócios e ser orientado a resultados. Nesse cenário, é essencial procurar cursos que desenvolvam essas competências corretamente, como:

Esses cursos têm carga horária total de 16 a 20 horas, sendo ideais para quem quer se atualizar, mas sofre com a falta de tempo no dia a dia.

Marketing e Vendas

Todo profissional precisa ter, pelo menos, uma noção básica de marketing e vendas. Afinal, conhecer o comportamento do consumidor, saber negocias e fazer uma boa gestão de produtos são aspectos essenciais para o bom andamento de qualquer empresa.

Além disso, o marketing pessoal é essencial para conduzir a própria carreira de forma adequada. Com esse conhecimento, você poderá montar seu currículo de forma estratégica, se destacar nas redes sociais e contar histórias marcantes sobre si mesmo nas entrevistas de emprego.

Há diversos cursos rápidos sobre marketing e vendas, que abordam os mais variados desdobramentos do assunto, como Inbound, Outbound, Estratégias de Negociação e Vendas, Neurovendas e Neuronegociação e Marketing nas Mídias Sociais.

A melhor escolha vai depender do seu objetivo e de quanto tempo você dispõe para estudar. Em cursos online de 4 horas de duração, já é possível adquirir um conhecimento básico e perfeitamente aplicável na sua rotina.

Finanças

Cursos sobre finanças e contabilidade também estão entre os mais requisitados do mercado, principalmente por profissionais da área administrativa. No geral, as aulas abordam técnicas, ferramentas e competências necessárias para analisar problemas e modelos de negócios.

Há diversas opções para se especializar no assunto, que variam entre MBAs completos e cursos de curto prazo. Para quem deseja algo mais rápido, há ótimas opções para o desenvolvimento de habilidades específicas, como:

Empreendedorismo

Saber empreender é importante por vários motivos. O principal deles é o reconhecimento que profissionais com essa característica têm no mercado de trabalho. O funcionário empreendedor consegue propor soluções visionárias para a empresa em que trabalha, contribuindo para que a organização tenha cada vez mais destaque entre os concorrentes.

Além disso, buscar conhecimento em empreendedorismo é um grande passo para quem deseja abrir o próprio negócio. Segundo estudo do Sebrae em parceria com a FGV, um terço das empresas no Brasil fecha em dois anos. Muito disso se deve à falta de conhecimento em administração dos proprietários. Se você não quiser fazer parte dessa estatística, precisa se preparar.

Há ótimos cursos sobre o assunto no Brasil, como Inteligência Emocional na Gestão de Negócios e Gerenciamento de Carreira. A duração é curta e as aulas são dinâmicas, com bastante foco na parte prática, o que as torna úteis e atrativas.

Liderança

Atualmente, fala-se muito sobre a diferença entre ser chefe e ser líder. Isso é um reflexo das mudanças no mercado e nas relações de trabalho. Aqueles gestores autoritários perderam espaço para líderes inspiradores, que sabem dialogar e servir de exemplo aos seus subordinados.

Há diversos cursos livres para ajudar executivos a se adequarem a essa nova realidade. Investir neles pode ser fundamental para a sua sobrevivência como gestor em grandes empresas daqui para a frente. Veja algumas opções:

Agora que você já conheceu os principais cursos rápidos disponíveis no mercado, que tal escolher algum para se atualizar profissionalmente? Todas as competências citadas aqui no post são essenciais para uma carreira de sucesso, por isso temos certeza de que você fará um ótimo proveito das opções apresentadas.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre cursos de capacitação profissional, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você a evoluir na sua carreira!

Escreva um comentário

Share This