Atuar com finanças corporativas é sempre um desafio e todo profissional que deseja ser reconhecido, se destacar no mercado e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira deve se manter em constante aprendizado.

Sabemos que, muitas vezes, a rotina intensa de um bom profissional dificulta que ele se atualize e se informe melhor sobre as tendências e boas práticas financeiras. Por isso, preparamos um material repleto de dicas e informações relevantes para o seu dia a dia.

Continue atento à leitura e descubra tudo o que um profissional de sucesso precisa saber sobre finanças corporativas!

O que são finanças corporativas?

Em resumo, estamos lidando com a área responsável por tomar todas as decisões financeiras de uma empresa. Por meio de ferramentas tecnológicas e estratégias de gestão, todos os passos do negócio são minuciosamente calculados e executados.

Desse modo, é possível concluir que os objetivos primordiais das finanças corporativas são ampliar a valorização da empresa e, ao mesmo tempo, gerir e superar quaisquer riscos que possam trazer prejuízos à companhia.

Qual o papel da gestão financeira no crescimento de uma empresa?

Quem trabalha na área certamente sabe o quanto a gestão financeira é importante para o desenvolvimento de um empreendimento. Isso ocorre porque, no cotidiano corporativo, manter as finanças equilibradas é o primeiro passo para se obter um negócio estável e escalável.

Por isso, tanto os supervisores quanto os gestores devem estar preparados e bem informados para manter as finanças da empresa em dia. Atualmente, os departamentos financeiros desempenham um papel que vai muito além de reunir as contas a pagar e a receber.

Na verdade, esse setor é parte fundamental de uma estratégia de negócio que visa o crescimento ordenado e saudável. Mais do que isso, a área de finanças pode se tornar uma grande aliada dos empreendedores, já que a tomada de decisões pode ser simplificada com tarefas que:

  • facilitam a precificação de produtos e serviços;
  • favorecem a otimização de custos;
  • fornecem dados para mudanças na estrutura de capital;
  • avaliam a possibilidade de investimentos e financiamentos.

Como manter as finanças corporativas em dia?

Depois de apresentarmos o conceito, bem como a sua relevância no contexto empresarial, separamos alguns passos que devem ser seguidos e que ajudam a manter as finanças corporativas sempre equilibradas e saudáveis.

Invista em planejamento estratégico

Toda ação e tarefa desenvolvida no cotidiano corporativo deve ser precedida de planejamento. Via de regra, essa é uma das chaves para alcançar o sucesso e merece uma atenção especial por parte de supervisores, gestores e empreendedores.

Nesse sentido, definir e conhecer a missão e os valores da empresa é a primeira providência para elaborar um plano financeiro. Desse modo, é possível avaliar quais são as melhores opções e estratégias que podem ser aplicadas em busca de uma maior rentabilidade.

No entanto, o planejamento estratégico deve ser traduzido em números e ser de fácil compreensão. Com isso, todos os gestores e administradores terão melhores condições de analisá-lo e sugerir mudanças e melhorias.

Elabore um orçamento empresarial coerente

Com o planejamento estratégico em mãos, chega o momento de executá-lo. Entretanto, isso só é possível quando se tem um orçamento inteligente, isto é, quando se sabe exatamente quanto custa cada etapa do plano traçado.

Nessa fase, é imprescindível ter um bom controle do fluxo de caixa, capaz de identificar e acompanhar de perto as receitas e despesas do negócio. Ademais, o capital de giro também merece atenção e precisa estar de acordo com as expectativas e metas traçadas no planejamento.

Fique atento às tendências do mercado

Um profissional que deseja crescer dentro da empresa e atuar diretamente com as finanças corporativas deve se manter atento às tendências de mercado.

Isso porque a demanda das empresas, atualmente, não é mais por indivíduos que se preocupam apenas com as entradas e saídas do caixa da empresa. Ao contrário, as grandes companhias e as novas startups procuram por profissionais capacitados que sejam ativos e certeiros durante a análise de riscos de um negócio.

Portanto, não se prenda a velhos métodos e esteja sempre preparado para o novo, buscando inovar e apresentar soluções financeiras modernas e eficientes para o seu negócio.

Monitore os resultados e mude se for preciso

Outro passo imprescindível para manter uma empresa competitiva é, sem dúvidas, a capacidade de monitorar os resultados alcançados e estar preparado para implementar mudanças, caso seja necessário.

O monitoramento constante é imprescindível para os bons resultados da empresa e, via de regra, é preciso avaliar se eles são compatíveis com o orçamento e com as metas definidas no planejamento.

Desse modo, um bom profissional se destaca quando consegue realizar essa tarefa com perfeição — e quando ele sabe como superar os desafios e corrigir os erros e desvios com agilidade e eficiência.

Faça uso de boas ferramentas

A tecnologia tem como função tornar o cotidiano das pessoas menos burocrático e cansativo. Dentro do cotidiano empresarial, é preciso enfatizar o quanto o uso de ferramentas e programas tecnológicos pode simplificar as ações do setor financeiro.

Dessa forma, não restam dúvidas de que todo e qualquer empreendimento deve buscar por ferramentas e soluções que tornem as suas ações e decisões mais fáceis e acertadas.

Ainda que o negócio não possa investir muito nessa área, aprenda a utilizar e a extrair todos os benefícios de sistemas integrados de gestão empresarial. Lembrando que essas ferramentas auxiliam na gestão do tempo e da produtividade de maneira rápida e simplificada.

Ou seja, a tecnologia pode se tornar uma de suas grandes aliadas — e é importante aprender a desfrutar de suas funcionalidades para manter a contabilidade do negócio em dia.

Conforme demonstrado no post de hoje, manter as finanças corporativas da empresa sempre equilibradas é um grande desafio. Por isso, profissionais que desejam se destacar e mostrar o seu valor dentro do negócio precisam estar atentos às oportunidades, tendências e, claro, aperfeiçoar seus conhecimentos continuamente. Assim sendo, aproveite as dicas apresentadas para alcançar os melhores resultados.

Se você quer se tornar um profissional de excelência e aumentar as suas chances de promoção na carreira, entenda como a pós-graduação e o MBA fazem a diferença para o mercado de trabalho!

Escreva um comentário

Share This