Não existe um manual absoluto que demonstre o passo a passo para você garantir uma promoção no trabalho. Cada empresa tem os seus próprios métodos para escolher os profissionais que serão promovidos. Em meio às dúvidas, você se pergunta: como ser promovido? Neste artigo, nós destacamos algumas regras infalíveis para isso.

Abordamos pontos como o seu desempenho, participação nos processos e resultados da companhia, motivação e, principalmente, a necessidade de se qualificar. Para receber uma promoção, você precisa estar preparado. Ao longo do texto, explicitamos maneiras de colocar esse desejo em ação.

E então, deseja ser promovido no trabalho? Continue a leitura e entenda o que falta para você conseguir isso!

Comunicar essa intenção

Parece óbvio, não é mesmo? O fato é que muitos profissionais esquecem desse detalhe. Quem deseja ser promovido deve comunicar essa intenção aos seus superiores. Não adianta entregar os melhores resultados e esperar que alguém ofereça a promoção no trabalho.

Você deve fazer a sua parte e arrumar meios de comunicar o seu desejo. Aliás, quando tiver oportunidade de falar sobre esse objetivo, pergunte aos seus gestores quais são as atitudes e habilidades esperadas pela empresa para que você seja promovido.

Discuta com eles o futuro da sua carreira, mostrando seu interesse e força de vontade para batalhar por uma posição melhor na companhia. Permanecer calado pode denotar satisfação com o cargo atual.

Por outro lado, tenha muito cuidado antes de fazer alguma coisa nesse sentido. Apelar para a bajulação do seu chefe ou ter uma postura um pouco desesperada pela promoção não é o ideal. Procure um momento adequado e pense bem antes em como agir para não passar uma imagem inadequada — e, inclusive, não diminuir suas chances de sucesso.

Resolver os problemas dos seus superiores

O profissional que trabalha para resolver os principais problemas dos seus superiores mostra capacidade para receber uma promoção e ocupar esse lugar. Portanto, descubra quais são os maiores desafios que os seus gestores têm enfrentado para encontrar as soluções correspondentes.

Aproveite o fato de você estar em uma posição mais operacional e possuir uma visão diferenciada sobre os processos da empresa. Utilize o seu conhecimento do dia a dia na organização para propor soluções que facilitem a rotina dos seus líderes, ou seja, esforce-se para atender às demandas deles.

No entanto, seja cauteloso para não parecer invasivo. A decisão não vai partir de você, mas sua missão é expressar, por meio de suas atitudes diárias, que está preparado para assumir maiores responsabilidades. Sua proatividade — aliada a uma entrega diferenciada — certamente vai chamar atenção!

Melhorar a sua postura profissional

Uma boa postura figura entre os principais requisitos para a ascensão profissional. Para tanto, comece conhecendo todos os processos da empresa, até mesmo aqueles que não fazem parte das suas funções ou do seu dia a dia.

Em outras palavras, não se limite a conhecer apenas as suas responsabilidades. Enxergue o seu papel no resultado, valorizando o seu trabalho. Identifique também quais pontos das suas tarefas podem ser melhorados e vise um impacto positivo ainda maior.

Uma boa dica para isso é experimentar ouvir mais e falar menos. Receba os feedbacks dos seus colegas como uma ferramenta promissora do seu desenvolvimento na empresa. Então, corrija tudo o que for necessário para que a sua vontade de melhorar seja cada vez mais perceptível.

Aumentar a sua produtividade

Realizar as suas atividades com qualidade é o mínimo esperado pela empresa que o contratou. No entanto, isso apenas mantém o seu emprego, não garante a promoção.

Se você realmente deseja ser promovido no trabalho, é importante ir além do básico. Comece pelas atividades que precisam ser concluídas, mesmo que não sejam de sua responsabilidade — aquelas em que você puder ajudar, é claro.

Aos poucos, aumente a sua produtividade entregando mais com os mesmos recursos. Demonstre a sua capacidade de liderar e resolver problemas. Quando se sentir confortável e confiante, assuma outras tarefas sem prejudicar o cumprimento da sua rotina ou interferir no crescimento dos outros.

Outra dica muito útil: jamais se comporte como aquele trabalhador que diz que “isso não faz parte” das funções dele. Quem está sempre com pressa para ir embora ou não se preocupa com aquilo que não está sob a sua incumbência direta, acaba manifestando um certo desinteresse ou descomprometimento com as metas da empresa.

Ao contrário, aposte em dois clichês: vestir a camisa da organização e colocar a mão na massa! Ter atitude e ser uma pessoa produtiva são duas qualidades bastante valorizadas em qualquer ambiente.

Participar mais dos processos e decisões da empresa

Aproveitando o gancho do tópico anterior, prepare-se para adotar uma postura mais participativa nos processos e decisões da empresa. Aja como um líder, servindo de apoio para os gestores e demais colegas de trabalho.

Entenda como os processos são criados e executados e, diante da oportunidade de melhorá-los, vá em frente! Tome a iniciativa, mesmo que a sua gerência seja pequena. Destacar-se como uma liderança positiva dentro de um pequeno time já é algo valioso.

Comportar-se desse modo — mais participativo — vai ajudar a colocá-lo em uma posição de relevância dentro da instituição. Você deixará de ser visto apenas como o profissional responsável pelas próprias tarefas, colaborando, assim, para a construção da imagem de liderança que a organização deseja.

Ampliar a sua rede de networking

Mantenha um bom relacionamento com todos, em 360 graus. Não dê atenção somente para quem está acima ou ao seu lado. Olhe para baixo também e esteja aberto para aprender com todos os profissionais que estão à sua volta.

O bom relacionamento interpessoal é importante para quem deseja ser promovido no trabalho, principalmente se o novo cargo envolver algum tipo de gestão. Outras características que podem contribuir nesse caso são: empatia e uma boa capacidade de comunicação.

Participe ativamente de congressos, seminários e cursos para conhecer outros profissionais que atuam no mesmo segmento que você. Amplie a sua rede de networking para identificar novas oportunidades e ter o apoio necessário para a ascensão profissional.

É provável que, nessa jornada, você encontre um mentor para guiá-lo, e isso poderá ser muito proveitoso. Ter uma inspiração real com quem você possa trocar experiências ou tirar dúvidas é como possuir uma ajuda extra para subir os degraus da sua carreira. Não desperdice essa chance e aproveite tudo o que puder!

Criar as suas próprias oportunidades

Durante o seu preparo para ser promovido no trabalho, experimente não focar somente nas vagas que já existem. A maioria delas já está ocupada, e a substituição de profissionais, como você já sabe, nem sempre é fácil e rápida de acontecer.

Por isso, fique de olho para criar as suas próprias oportunidades. Sabe aquela história de “pensar fora da caixa”? Pegue essa ideia como motivação e comece a buscar diferentes soluções. Estude muito, pesquise sobre tendências e avalie alternativas até encontrar boas oportunidades.

No fim das contas, as empresas estão sempre buscando formas de serem mais rentáveis, portanto, a criação de uma área ou um posto inexistente que as levem a conseguir isso pode ser a sua chance de receber uma promoção.

Por essa razão, é de fundamental importância que você conheça os processos de todos os setores do negócio. Sendo assim, use o seu próprio conhecimento para crescer.

Qualificar-se para ser promovido

Se você quer ser promovido no trabalho, a regra de ouro é investir em qualificação. Desenvolva todas as habilidades necessárias para ocupar o cargo desejado e também para dar conta de todos os desafios que ele demandar.

Não tem jeito: para ganhar um destaque maior que os seus colegas e ser indicado para uma promoção, é preciso ter um perfil bem-desenvolvido. Na maioria das vezes, o preparo é um fator imprescindível para o sucesso.

Sendo assim, observe os seus superiores. Veja quais são os cursos que eles têm e as competências que desenvolveram ao longo de suas carreiras. A partir disso, busque fazer o mesmo — não para ser igual a uma outra pessoa, mas para potencializar as suas capacidades.

Procure instituições de ensino que sejam boas parceiras para a sua capacitação, o que significa que estejam em sintonia com o mercado e saibam quais são as suas maiores necessidades.

Fazer uma especialização, como um MBA ou uma pós-graduação, é um passo natural e esperado do profissional do futuro. Como o acesso à informação foi simplificado, não há mais desculpas para não se manter atualizado. Portanto, preocupe-se em adquirir o conhecimento necessário para ser promovido.

Para completar, organize a sua agenda e o seu tempo livre para ser bem-sucedido na vida profissional e pessoal. O equilíbrio entre esses dois lados é importante não só para a sua felicidade, mas para o seu bem-estar e produtividade no dia a dia.

Enfim, não deixe que a dúvida de como ser promovido no trabalho seja um empecilho para você crescer. É hora de explorar possibilidades e ter muita iniciativa para alcançar o seu maior objetivo!

Gostou do post e das nossas dicas? Para continuar nos acompanhando e recebendo conteúdos semelhantes a este, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Escreva um comentário

Share This