Não existe um manual absoluto que demonstre o passo a passo para você garantir uma promoção no trabalho. Cada empresa tem os seus próprios métodos para escolher os profissionais que serão promovidos. Em meio às dúvidas, você se pergunta: como ser promovido? Neste artigo, nós destacamos algumas regras inegociáveis para isso.

Abordamos pontos como o seu desempenho, participação nos processos e resultados da companhia, motivação e, principalmente, a necessidade de se qualificar. Para receber uma promoção, você precisa estar preparado. Ao longo do texto, explicitamos maneiras de colocar esse desejo em ação.

Deseja ser promovido no trabalho? Continue a leitura e entenda o que falta para você.

Comunicar essa intenção

Parece óbvio, não é mesmo? O fato é que muitos profissionais esquecem desse detalhe. Quem deseja ser promovido deve comunicar essa intenção aos seus superiores. Não adianta entregar os melhores resultados e esperar que alguém ofereça a promoção no trabalho. Faça a sua parte e comunique o desejo.

Quando comunicar essa intenção, pergunte aos seus gestores quais são as atitudes e habilidades esperadas pela empresa para que você seja promovido. Discuta com eles o futuro da sua carreira, mostrando força de vontade para batalhar por uma posição melhor na companhia. Permanecer calado pode denotar satisfação com o cargo atual.

Resolver os problemas dos seus superiores

O profissional que trabalha para resolver os principais problemas dos seus superiores mostra capacidade para receber uma promoção e ocupar esse lugar. Portanto, descubra quais são os maiores desafios que os seus gestores têm enfrentado para encontrar as soluções correspondentes.

Aproveite o fato de você estar em uma posição mais operacional e possuir uma visão diferenciada sobre os processos da empresa. Utilize o seu conhecimento do dia a dia na organização para propor soluções que facilitem a rotina dos seus superiores. Esforce-se para atender às demandas deles.

Melhorar a sua postura profissional

A postura profissional figura entre os principais requisitos para a ascensão profissional. Comece conhecendo todos os processos da empresa, inclusive aqueles que não fazem parte do seu dia a dia. Não se limite a conhecer apenas as suas responsabilidades. Enxergue o seu papel no resultado, valorizando o seu trabalho.

Identifique quais pontos das suas tarefas podem ser melhorados, visando que o impacto no resultado seja ainda maior. Para isso, experimente ouvir mais e falar menos. Receba os feedbacks dos demais como uma ferramenta promissora do seu desenvolvimento na empresa. Diante deles, corrija tudo o que for necessário.

Aumentar a sua produtividade

Realizar as suas atividades com qualidade é o mínimo esperado pela empresa para o qual trabalha. Isso apenas mantém o seu emprego, não garante a promoção. Portanto, se você deseja ser promovido no trabalho, vá além das suas tarefas. Comece pelas atividades que precisam ser concluídas, mesmo que não sejam de sua responsabilidade.

Aumente a sua produtividade entregando mais com os mesmos recursos. Demonstre a sua capacidade de liderar e resolver problemas. Quando se sentir confortável e confiante, assuma outras tarefas sem prejudicar as que já tem. Jamais se comporte como aquele trabalhador que diz que “isso não faz parte” das funções dele.

Participar mais dos processos e decisões da empresa

Aproveitando o gancho do tópico anterior, prepare-se para adotar uma postura mais participativa nos processos e decisões da empresa. Aja como um líder, servindo de apoio para os gestores e demais colegas de trabalho. Entenda como os processos são criados e executados e, diante da oportunidade de melhorá-los, vá em frente! Tome a iniciativa!

Se comportar desse modo, mais participativo, o colocará em uma posição de destaque dentro da organização. Você deixará de ser visto apenas como o profissional responsável pelas próprias tarefas, colaborando assim para a construção da imagem de liderança que a organização deseja.

Ampliar a sua rede de networking

Mantenha um bom relacionamento com todos, em 360 graus. Não dê atenção somente para quem está acima ou ao lado. Olhe para baixo também! Aprenda com todos os profissionais que estão à sua volta. O bom relacionamento interpessoal é importante para quem deseja ser promovido no trabalho, principalmente se o novo cargo envolver liderança.

Participe ativamente de congressos, seminários e cursos para conhecer outros profissionais que atuam no mesmo segmento que você. Amplie a sua rede de networking para identificar novas oportunidades e ter o apoio necessário para a ascensão profissional. É provável que, nessa jornada, você encontre um mentor para lhe guiar.

Criar as suas próprias oportunidades

Durante o seu preparo para ser promovido no trabalho, experimente não focar somente nas vagas que já existem. A maioria esmagadora delas já está ocupada e a substituição de profissionais, como você já sabe, nem sempre é fácil e rápida de acontecer. Por isso, fique de olho para criar as suas próprias oportunidades.

As empresas estão sempre buscando formas de serem mais rentáveis, portanto, a criação de uma área ou um posto inexistente que as levem a isso pode ser a sua chance de receber uma promoção. Por isso, é de fundamental importância que você conheça os processos de todas as áreas da empresa. Use o seu conhecimento para crescer.

Qualificar-se para ser promovido

Se você quer ser promovido no trabalho, qualifique-se profissionalmente! Desenvolva todas as habilidades necessárias para ocupar o cargo desejado, bem como no que vem depois dele. Torne o seu perfil mais desenvolvido e preparado do que os dos seus colegas de trabalho para se destacar nessa jornada.

Observe os seus superiores. Veja quais são os cursos que eles têm e as habilidades que desenvolveram ao longo de suas carreiras. Procure instituições de ensino que o deixem preparado para ser promovido no trabalho ou mesmo receber uma nova oportunidade em uma empresa que esteja com uma vaga similar.

O acesso à informação foi simplificado, portanto, não há mais desculpas para não se manter atualizado. Organize a sua agenda e o seu tempo livre para ser bem-sucedido profissionalmente. Adquira o conhecimento necessário para ser promovido.

Esclareceu todas as dúvidas sobre como ser promovido no trabalho?

Compartilhe a sua experiência sobre esse assunto conosco. Conte-nos no espaço para comentários abaixo o que você tem feito até agora para receber a sua promoção.

Escreva um comentário

Share This