Um curso de MBA é capaz de fazer uma imensa diferença na carreira de um profissional. Porém, assim como ocorre com vários outros tipos de cursos, escolher qualquer um sem levar em consideração alguns aspectos, como a instituição escolhida e o que será acrescentado em sua carreira é um gasto de tempo e também de dinheiro.

Se você pensa em se especializar e alavancar a sua vida profissional, continue a leitura deste post e veja quais são os pontos a se considerar na hora de escolher o curso de MBA ideal para o seu perfil!

Disponibilidade das aulas

Antes de tudo, é muito importante checar a disponibilidade das aulas. Afinal, do que adianta se matricular em um curso cujo horário e dia das aulas não se encaixam em sua rotina?

Aproveite e verifique também o tempo de duração do curso. Segundo os critérios estabelecidos pelo MEC, um curso de MBA precisa ter, pelo menos, 360 horas de duração. Mas lembre-se de contabilizar as horas necessárias para o estudo — individual ou em grupo — e o tempo reservado obrigatoriamente para a elaboração de um trabalho ao final do curso.

Qualificação dos professores

É fundamental verificar a qualificação dos professores que vão ministrar as disciplinas no curso de MBA. Para tanto, faça uma avaliação da carreira profissional de cada um dos professores envolvidos. É possível obter algumas informações no site da instituição de ensino e também na Plataforma Lattes, em que você pode conferir a formação e a titulação acadêmica, trabalhos publicados, experiências profissionais e outras referências.

Isso tudo tem muita relevância porque, de acordo com o MEC, um curso de MBA deve ter, ao menos, 50% do corpo docente formado por mestres ou doutores — e os demais professores e tutores devem possuir, no mínimo, uma formação em nível de especialização.

Reputação da instituição

É fundamental que o estabelecimento de ensino escolhido para fazer o curso de MBA tenha uma boa reputação.

Porém, na hora de avaliar esse quesito, não leve em conta apenas os comentários a respeito da faculdade, mas considere fatores que realmente comprovem a excelência na área. Os selos de qualidade, como o ISO 9001, são bons medidores.

Aqui no Brasil, os cursos de pós-graduação lato sensu (categoria em que se inclui o MBA) não dependem de autorização ou reconhecimento pelo Ministério da Educação, mas devem obedecer ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Alinhamento aos objetivos da carreira

Para fazer uma boa escolha, é preciso que o curso se alinhe aos seus objetivos de carreira. Por isso, pare um momento para fazer uma avaliação da sua própria história e de seus planos profissionais. Não adianta se matricular em um curso de MBA em Gestão Financeira apenas porque ele é oferecido por uma excelente escola e você deseja tê-lo em seu currículo, se um MBA em Gestão Empresarial se alinha melhor aos seus objetivos profissionais. Após ter certeza da área que deseja seguir, é preciso escolher uma instituição que seja referência no setor.

Grade curricular

Outro ponto crucial na hora de escolher o curso certo é a grade curricular, ou seja, o que será trabalhado no decorrer do curso. Um bom programa deve conseguir cobrir todas as áreas envolvidas na gestão, independentemente se o MBA é em Gestão Empresarial, Marketing com Ênfase em Vendas ou em Gerenciamento de Projetos, por exemplo.

É muito importante também que seja verificada a periodicidade de atualização dos conteúdos trabalhados e quais são as metodologias empregadas em sala de aula.

Infraestrutura da instituição

Como dissemos, escolher um curso somente porque a escola tem um bom nome ou excelente infraestrutura é algo que não deve ser feito. Porém, isso não significa que esses fatores não devem ser avaliados. Um curso de MBA deve ser escolhido por todo um conjunto, no qual a infraestrutura também conta pontos.

Por isso, fazer uma visita ao estabelecimento antes de tomar sua decisão e se matricular é muito importante.

Formação das turmas

Pode parecer irrelevante, mas a turma com a qual você acompanhará as aulas do curso e os próprios colegas de classe podem fazer muita diferença. Pois uma das principais vantagens em um modelo de ensino como esse é a troca de experiências entre os participantes. Caso haja alguma lacuna nessa vivência, esse é um potencial que não será bem aproveitado.

Tente descobrir o perfil dos alunos que se matriculam em cada curso, verificando informações como idade, experiência profissional e ramo de atuação. A convivência com outros participantes estimula uma troca positiva de saberes e vivências — momento em que você pode aprimorar seu networking.

Procure, também, informações sobre o impacto que o curso teve na carreira de ex-alunos. Pergunte se eles cresceram em seu ramo e se recomendam o MBA em questão. Essa pesquisa pode orientá-lo melhor na escolha.

Diferenciais existentes

Tudo o que falamos até aqui diz respeito ao essencial a ser avaliado na hora de escolher o seu curso e a instituição. No entanto, para obter melhores resultados, não se contente apenas com o básico. Procure por um lugar que possa lhe oferecer algum diferencial.

Há organizações que vão além das obrigações e trazem algo a mais — para proporcionar ao aluno uma experiência mais rica. Alguns desses diferenciais podem ser:

  • visitas técnicas a empresas;
  • palestras com profissionais de renome;
  • apresentação de cases corporativos;
  • metodologia baseada em estudos de caso;
  • material didático incluso;
  • possibilidade de realizar módulos no exterior;
  • aplicabilidade do curso.

Além disso, uma instituição de ensino preocupada com o sucesso do aluno oferece oportunidades de crescimento na carreira com a divulgação de vagas disponíveis no mercado de trabalho — com foco em cargos gerenciais. Esses incentivos podem fazer uma diferença e tanto em seu aproveitamento no curso e na sua vida profissional.

Como você pôde ver, existem muitos critérios a serem levados em consideração na hora de escolher um curso de MBA. O ideal é que o curso realizado não apenas ocupe espaço no seu currículo, mas realmente agregue valor à sua carreira profissional.

Quer saber mais sobre cursos de MBA? Então, entre em contato conosco e obtenha mais detalhes e informações!

Escreva um comentário

Share This