É evidente a crescente necessidade de desenvolvimento das habilidades interpessoais da liderança em gestão de pessoas e de equipes. Não basta ser eficiente em capacidades técnicas, se tornou imprescindível saber trabalhar com pessoas.

Hoje existem novas demandas em termos de competências profissionais e as pessoas não se contentam apenas em ter um emprego e salário fixo. Cada vez mais, buscam crescimento profissional, ambiente de trabalho, gostar do que faz, que leva ao propósito. Para se ter êxito nesse ambiente tão instável e incerto é preciso desenvolver as competências, que podem ser de dois tipos: soft skills e hard skills.

As soft skills, também chamadas competências comportamentais, estão relacionadas a aptidões mentais, emocionais e sociais. Elas se referem à maneira como as pessoas interagem no ambiente organizacional e são construídas a partir das vivências, da cultura e das referências de cada pessoa, e claro, são influenciadas pela liderança. Exemplos: comunicação, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, capacidade de liderança. Ao longo dos últimos anos, as soft skills estão cada vez mais valorizadas no mercado, por serem difíceis de desenvolver e, ao mesmo tempo, essenciais para o novo modis operandi de trabalho.

As hard skills, também chamadas de competências técnicas, estão atreladas ao conhecimento necessário para realizar algo em que, muitas vezes, está relacionado a algum trabalho em específico, mas que o resultado em si vai depender das soft skills em ação. Alguns exemplos: gerenciamento financeiro, estratégias de marketing, domínio em determinado software, dentre outras.

Alguns cursos ajudam a desenvolver tanto as hard quanto as soft skills. Podemos citar como exemplo o MBA em Gestão: Pessoas e Liderança. Neste MBA as disciplinas são estruturadas em 2 grandes blocos, um voltado para conhecimentos na área de gestão, com o desenvolvimento de competências nas áreas de liderança, marketing, estratégia, gestão econômico-financeiro, projetos, transformação digital, inovação e empreendedorismo, e outro bloco com o foco na gestão de pessoas e liderança, com a ênfase no aprimoramento das soft skills como negociação, autoconhecimento, gestão de equipes, comunicação, entendendo a importância da cultura organizacional, economia comportamental, ESG e relações de trabalho no universo corporativo dos dias atuais.

No MBA em Gestão: Pessoas e Liderança é estimulado o desenvolvimento não apenas nos conteúdos teóricos, mas também na intensa troca de experiência com professores atuantes no mercado e colegas de sala, envolvendo o aluno em simulações do ambiente organizacional e levando ao compartilhamento de vivências riquíssimas. Outro ponto são as metodologias de ensino, sempre interativas, dinâmicas e com foco em como aplicar na realidade do aluno os conteúdos abordados durante o curso.

Além disso, ter um MBA fortalece o currículo, sendo muitas vezes um pré-requisito em processos seletivos ou promoções. Também serve como estímulo para que o aluno saia da sua zona de conforto, perceba como é prazeroso (além de necessário) navegar nesse imenso mar de conhecimentos que é colocado a disposição neste curso que alia a teoria à prática.

Este MBA é para quem quer ter conhecimento de tudo que envolve a gestão, a liderança e as pessoas. Pode ser para quem quer adquirir conhecimentos nesta área, mas não almeja assumir uma liderança formal, ou ainda para quem já é líder ou quer se tornar um líder no futuro.

Sobre a autora:

Ana Ligia Nunes Finamor é Doutora pela Universidade de León, Espanha, convalidado pela UFRGS e Mestre pela UDESC/SC. Desenvolveu projetos e tem formação executiva no exterior, em países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e USA. Autora de livros em temas de gestão e equipes. É professora e coordenadora dos MBA’s em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas da FGV, onde já recebeu prêmio de melhor professora por quatro anos consecutivos e melhor coordenadora em duas oportunidades. É a fundadora da CRIEMULTI. Ministra palestras no Brasil e no exterior e presta consultoria nas áreas de gestão de pessoas, liderança de equipes e Design Thinking.

Escreva um comentário