As empresas contemporâneas — mesmo os pequenos negócios — precisam se adaptar ao mercado altamente conectado pela internet. Sendo assim, é essencial entender o novo modelo de consumidor e buscar formas de melhorar os resultados do seu negócio utilizando os canais que a web oferece.
Para isso, você precisa investir em estratégias de marketing digital a fim de criar um relacionamento mais estreito com o público e conseguir maior visibilidade para sua marca, produto ou serviço. Em resumo, é uma forma de promover sua empresa, utilizando as mídias digitais da forma mais adequada.
Uma das vantagens é conseguir alcançar um público segmentado, ou seja, do seu interesse, de uma maneira mais econômica se comparada às mídias tradicionais — como jornais, revistas e outdoor.
Quer entender como explorar as possibilidades do universo online e não ficar de fora da transformação digital? Confira nosso post e descubra como aplicar as melhores estratégias no seu negócio!
Presença estratégica nas redes sociais
O público está nas redes sociais, seja para compartilhar seus momentos, ficar informado, conversar e descontrair com amigos, pesquisar sobre marcas e até para fazer compras. Então, a primeira estratégia de marketing digital é, sem dúvida, marcar presença nessas mídias.
Somente no primeiro trimestre de 2018, o Facebook registrou 127 milhões de usuários ativos mensais no país, um dos cinco maiores mercados dessa plataforma. O Instagram, no ano passado, anunciou que contava com 1 bilhão de usuários ativos no mundo — e o Brasil era o segundo país com maior participação, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Desse modo, é importante que o seu negócio invista nesses canais. O primeiro passo é criar uma fanpage em que conste todos os dados da empresa (endereço, telefone, site, e-mail). Mas só isso não basta: é preciso alimentar a rede com conteúdos de qualidade (textos, fotos ou vídeos), que sejam de interesse de seus potenciais clientes.
Relacionamento mais próximo com o público
Publicar informações relevantes para o seu público, manter uma periodicidade e interagir com os usuários (mesmo em caso de reclamações) vai contribuir para promover a identidade da sua marca, seus valores, produtos e serviços. Por meio desse canal, é possível também oferecer um atendimento mais direto e personalizado.
Propaganda paga
É importante destacar que somente uma pequena parcela do público que curte a sua página acompanhará o seu conteúdo de maneira espontânea. E para alcançar mais seguidores, você pode se valer de anúncios pagos — como o Facebook Ads.
Investir nesse tipo de mídia vai fazer a sua empresa aparecer para seus potenciais clientes, pois é uma divulgação segmentada. Dessa maneira, você consegue promover seu negócio de forma mais precisa.
Criação de campanhas de branding
A internet propicia que você melhore a percepção da sua marca, produtos ou serviços junto a seus clientes, o que, certamente, a médio e longo prazo, tem um impacto positivo nas suas vendas. Estamos falando das campanhas de branding, que tem como objetivo fazer a gestão da sua marca.
É uma estratégia que visa direcionar todos os esforços (comunicação, identidade visual, marketing, design) para que sua empresa seja lembrada de maneira positiva pelas pessoas.
Trata-se de um conjunto de atitudes que tornará sua marca forte e consolidada, diferenciando-a da concorrência. Dessa maneira, é preciso utilizar a web de maneira inteligente, divulgando o valor do seu negócio no momento certo e no local adequado de acordo com o seu público.
Investimento no site
Muitas empresas criam um site somente para mostrar quem são e os serviços que oferecem. Esse é um grande erro! O site é um dos canais de marketing digital mais importantes da sua empresa, pois funciona como um cartão de visitas.
Dessa maneira, é preciso criá-lo de modo a atender o seu público. Assim, é importante ter um design agradável, além de ser responsivo, ou seja, adaptável em diferentes dispositivos — como o smartphone.
Ele deve ser criado para proporcionar uma boa experiência para seus clientes, por isso precisa ser de fácil navegação, ter todas as informações sobre o seu negócio e passar por atualizações periódicas.
Uso de blogs corporativos
As pessoas, hoje, utilizam o Google para buscar qualquer tipo de informação, produto ou serviço. Para que sua empresa apareça nos primeiros lugares nas pesquisas e seja vista pelo seu público, é importante utilizar de estratégias de marketing digital.
Por isso, dentro do seu site, é essencial ter um blog corporativo — um canal exclusivo da sua empresa para se comunicar com o público —, que evita uma série de distrações causadas pelas redes sociais, por exemplo. Nesse espaço, você pode divulgar posts, infográficos e materiais ricos que demonstrem que você é autoridade em assuntos correlacionados ao seu negócio.
O blog é uma ferramenta que vai educar seus clientes sobre sua área de atuação, produtos e serviços com conteúdos otimizados, que vão melhorar o posicionamento e reputação da sua empresa nas buscas do Google. A dica para uma estratégia de marketing digital eficaz é oferecer informações relevantes e atualizadas com frequência.
A vantagem é que o blog é fácil de ser administrado, tem um baixo custo e, ainda, vai ajudar sua empresa a ganhar visibilidade e atrair mais consumidores.
Adoção de e-mail marketing
Muitas pessoas não dão valor ao e-mail e o consideram uma mídia pouco utilizada. Saiba que esse pensamento é equivocado, pois esse canal é ainda um meio importante de comunicação. Segundo o levantamento Email Statistics Report, do Radicati Group, a previsão é que, em 2020, 3 bilhões de pessoas utilizarão o e-mail como forma de comunicação.
Portanto, esse canal deve fazer parte de suas estratégias de marketing digital. Para utilizar o e-mail marketing, é necessário conquistar o seu público, ou seja, obter o contato. Pode ser por meio de banners em seu blog, sugerindo a assinatura de newsletter ou oferecendo materiais mais completos como e-books, entre outras ações.
Desse modo, você consegue contatos de interesse e pode começar um relacionamento mais próximo, apresentando sua empresa, disponibilizando conteúdos ou realizando ações promocionais de produtos e serviços.
São várias estratégias de marketing digital que você pode utilizar para melhorar os negócios. Para desenvolver um trabalho de qualidade, é importante ter uma equipe própria para planejar essas ações e gerenciar os canais online ou contar com uma agência especializada.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira também quais são as estratégias de marketing usadas por empresas globais!