Estar à frente de uma equipe de sucesso motivada a conquistar resultados cada vez melhores para a empresa é o sonho de todo líder coach, não é mesmo? No entanto, qual deve ser a postura desse profissional para conseguir atingir esses objetivos com eficiência, utilizando o coaching como sua filosofia de trabalho?

É justamente sobre esse assunto que falaremos no post de hoje! E, para ajudá-lo a desvendar essas questões, vamos listar 6 atitudes essenciais para que você consiga liderar os seus colaboradores e, mais do que isso, inspirá-los em seu dia a dia de trabalho. Confira!

1. Saber ouvir a sua equipe

Quem melhor do que os seus colaboradores para conhecer a fundo as necessidades e potencialidades, além de identificar possíveis pontos de melhoria no ambiente corporativo?

Por isso, ouvir o que o seu time tem a dizer é muito importante para estabelecer uma atmosfera de trabalho mais saudável e estabelecer uma relação de confiança que, posteriormente, resultará em mais produtividade com qualidade e competência.

Embora a habilidade dos gestores de se comunicar e falar com o seu público seja extremamente valorizada no mercado, vale a pena experimentar o exercício de silenciar as ideias e simplesmente prestar atenção à voz dos seus funcionários.

2. Conhecer bem a sua empresa e o seu time

Além de ouvir o que a sua equipe tem a dizer, estar por dentro das políticas e dos objetivos da empresa é muito importante para que você consiga alinhar os interesses da companhia às necessidades dos colaboradores e, assim, exercer um trabalho de liderança que leve a resultados positivos.

Para isso, é interessante que você atente a alguns pontos, como:

  • a realidade do mercado no qual a empresa está inserida;

  • a missão e os valores defendidos pela organização;

  • os objetivos que ela deseja conquistar;

  • a imagem que a companhia deseja transmitir ao mercado;

  • como os consumidores a enxergam realmente;

  • o perfil dos colaboradores contratados;

  • a produtividade e o alinhamento das atividades com as metas corporativas.

Com essas informações em mãos, é possível elaborar um verdadeiro dossiê sobre a corporação — o que vai ajudá-lo a avaliar as potencialidades e as fraquezas, construir um planejamento de negócios mais completo e tomar melhores decisões como líder.

3. Dar feedbacks construtivos e constantes

De que forma os colaboradores da sua empresa sabem que estão realizando um bom trabalho? Como eles reconhecem os seus erros e as atitudes que precisam ser modificadas? A resposta é clara: por meio de um feedback de qualidade!

Uma das habilidades de um bom líder coach é saber como apontar os pontos positivos e negativos da equipe e, a partir daí, buscar soluções que aumentem o desempenho do grupo, a autoconfiança individual e, consequentemente, traga retornos positivos ao trabalho.

Para isso, é muito importante que o feedback seja realizado individualmente com cada membro do time. Lembre-se de que essa prática não pode se tornar uma ferramenta de intimidação, mas sim ser vista como um retorno constante. Nesse caso, o feedback deve ser realizado de forma objetiva e motivadora para que contribua efetivamente com o crescimento do profissional.

4. Simplificar processos e eliminar burocracias

O excesso de burocracias, apesar de negativo, ainda faz parte da rotina de muitas empresas em nosso país. Além de prejudicar os resultados do negócio e o investimento em soluções que contribuam com o andamento do trabalho de forma eficiente, esse problema ainda destrói a motivação das equipes, impactando seriamente a sua produtividade.

Para driblar essa questão, a figura do líder coach é de extrema importância para propor novos procedimentos, eliminar as etapas desnecessárias que ocupam um tempo precioso da jornada de trabalho e estimular os colaboradores a trabalhar juntos para simplificar os processos diários e superar as metas propostas com mais tranquilidade.

É um processo de longo prazo, que demanda planejamento e muita dedicação, mas que terá resultados bastante positivos, contribuindo para a integração dos times e o crescimento da companhia.

5. Aprimorar-se constantemente

Curiosidade e interesse em adquirir novos aprendizados frequentemente também são características muito importantes para quem quer se tornar um líder coach de sucesso.

Por meio da participação em cursos e eventos (como palestras, workshops e feiras voltadas ao segmento de mercado da sua empresa ou ao campo da administração de corporações e gestão de pessoas), você terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, além de ficar por dentro das últimas tendências e soluções que podem contribuir com o crescimento dos negócios.

Aqui, uma boa sugestão é investir em uma formação em coaching que potencialize ainda mais as suas habilidades de liderança, oferecendo ferramentas para que você se mantenha atualizado e desenvolva novas capacidades para orientar e inspirar os seus colaboradores.

6. Dar o exemplo

Por fim, levando em consideração que a postura do líder reflete diretamente no desempenho do seu time, dar o exemplo e manter uma postura motivadora são fatores essenciais.

Sendo assim, não tenha medo de encarar os desafios, coloque-se à disposição para ajudar e evite construir uma imagem autoritária e intimidadora. Tenha sempre em mente que o seu comportamento servirá de espelho para as atitudes daqueles que convivem ao seu redor e devem se sentir inspirados e apoiados em suas realizações.

Nesse aspecto, desenvolver a sua segurança emocional é um excelente exercício para que você aumente a sua autoconfiança e consiga equilibrar uma imagem de um gestor forte, objetivo em suas decisões, mas que, ao mesmo tempo, sabe reconhecer o potencial individual de cada colaborador sem deixar de respeitar as suas limitações.

É importante lembrar que cada líder tem o seu próprio estilo e que cada empresa tem a sua própria política, além de missões, visões e valores diferenciados. Por isso, procure escolher as táticas que mais combinem com o seu perfil e que melhor atendam às necessidades da sua equipe.

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