Você se lembra da última vez que precisou conversar com uma telefonista para que ela completasse sua ligação? Ou viu um datilógrafo redigindo um documento em uma máquina de escrever? Faz muito tempo, provavelmente. E, dependendo da sua idade, você não deve ter presenciado com era o mundo quando precisávamos de pessoas para transferir telefonemas ou digitar declarações, certidões e registros.

Esses são apenas dois exemplos de como transformações tecnológicas têm o poder de encurtar uma carreira rapidamente. Ou seja, podemos dizer que, sim, qualquer profissão está sujeita a um prazo de validade. E isso se torna mais preocupante para aquelas baseadas em tarefas rotineiras ou que demandem pouca especialização.

No entanto, felizmente existem saídas para isso. Para não encontrar dificuldades devido a uma carreira com prazo de validade, algumas atitudes podem ser tomadas desde agora, mesmo que você seja um profissional já inserido no mercado de trabalho.

Para ajudar você, listamos neste post algumas dicas para prolongar sua carreira. Ficou interessado? Então acompanhe o conteúdo. Boa leitura!

1. Identifique seus pontos fracos

É uma pergunta clássica em qualquer entrevista de emprego: quais são seus pontos fracos? Mais do que parte de um processo de seleção qualquer, responder a ela pode ser de grande valia para quem quer se atualizar. E não se engane: mesmo profissionais com currículos recheados e vasta experiência apresentam carências na sua formação que não foram sanadas ao longo da carreira.

Portanto, seja honesto consigo mesmo. Essa é a hora de admitir suas lacunas e não ter vergonha delas. Se for o caso, converse com professores, colegas de trabalhos, ex-superiores ou qualquer outra pessoa da sua confiança para identificar esses pontos fracos. A partir de então, você estará apto a procurar soluções para eles.

2. Esteja sempre por dentro das novas tecnologias

É perfeitamente normal sentir-se atropelado pelas novidades na área da tecnologia. Todo dia surge algo, e acompanhar os lançamentos é humanamente impossível. Apesar disso, certamente alguma dessas criações vai atingir a maneira como você trabalha mais cedo ou mais tarde.

Claro que certas profissões são menos afetadas pela inovação tecnológica. Porém, isso não deve servir de desculpa para postergar o aprendizado de tais ferramentas.

Para tomar conhecimento do que está acontecendo, existem várias maneiras. Você pode usar a internet para acompanhar conteúdos relevantes, por exemplo. Blogs, sites de notícias e vídeos estão disponíveis quase sempre gratuitamente e oferecem bons insights que podem ser aplicados ao seu universo profissional.

Além disso, use o poder das redes sociais. Participe de grupos de discussão com profissionais da sua área, siga pessoas que ditam tendências no setor e mantenha seus perfis sempre atualizados, principalmente em redes de relacionamento profissional, como o LinkedIn.

Um profissional inteirado sobre tecnologia — tanto aquelas aplicáveis à profissão quanto as do dia a dia —, cada vez mais deixará de ser considerado apenas um diferencial. Entender sobre o assunto será visto como uma obrigação entre aquelas carreiras com um prazo de validade maior.

3. Participe de eventos que falem sobre sua carreira

Boa parte do que surge de novo em diversos ramos vem a público em encontros, palestras, simpósios ou congressos. Eles reúnem profissionais interessados em discutir os assuntos pertinentes a determinada área.

Esses eventos convidam nomes de relevância para falar e duram pouco, às vezes menos de 1 dia. Então, falta de tempo não é desculpa. Neles, é possível entrar em contato com novas experiências com as quais seria difícil durante a rotina de trabalho.

Por fim, essas participações podem contribuir para a formação de um sólido networking — algo fundamental, como você verá no tópico a seguir.

4. Faça networking

Networking é termo que designa redes de contatos profissionais. Um bom networking pode ajudar a tornar seu nome conhecido e até mesmo uma referência na sua área de atuação por meio do famoso “boca a boca”.

Portanto, marque presença em diferentes ambientes profissionais (como os eventos citados acima) e seja sociável. Com interesses em comum, certamente a conversa fluirá e eventualmente acontecerá uma troca de contatos.

Essa forma de relacionamento é essencial para se manter bem colocado no mercado por um longo período. Bons contatos são uma excelente maneira de ter acesso a novas oportunidades com mais facilidade. Em um momento em que as vagas estejam ficando escassas, isso não pode ser dispensado.

5. Invista em sua formação acadêmica

Nunca parar de estudar também é crucial para se manter atualizado, ainda mais se você percebe que a sua graduação não lhe deu todas as capacidades necessárias para a realização do seu trabalho.

Nesse momento, um MBA precisa ser considerado. Já de início, ele é uma maneira de incrementar o currículo e deixá-lo mais atrativo perante os olhos dos recrutadores. O MBA também é valioso para quem quer ser promovido a cargos de liderança, que oferecem salários melhores e mais estabilidade.

Apenas esses já seriam bons motivos para começar um curso desses, mas as vantagens vão além.

Um MBA é o curso ideal para quem busca ampliar seu horizonte profissional e adquirir novos conhecimentos. Com ele, você se torna apto a suprir novas demandas apresentadas pelo mercado. Muitos dos cursos de MBA são estruturados para desenvolver nos alunos habilidades como inovação e criatividade, por meio de atividades práticas e resolução de problemas.

E lembra da importância do networking? Em um MBA, a troca de experiências entre os alunos é constante. Outro aspecto interessante é poder contar com o auxílio de professores sempre aptos a ajudar na resolução de problemas que possam surgir durante o percurso. E nada impede que dessas conversas surjam ideias promissoras de um novo negócio, por exemplo.

A roda das inovações tecnológicas vai continuar a girar e sempre será assim. A sua velocidade pode ser diferente em alguns momentos, mas nesse processo algumas profissões vão ficar para trás, e o mercado sempre valorizará aqueles profissionais mais preparados. Por isso, procure sempre por formas de ampliar o prazo de validade da carreira escolhida por você.

Quer saber se um MBA é a melhor escolha para o seu momento profissional? Entre em contato com o CEEM, conheça os melhores cursos e saiba como eles podem complementar sua carreira!

 

Escreva um comentário

Share This