Prazos a cumprir, cobranças em excesso, insegurança e a competição que cerca o ambiente organizacional. Tudo isso afeta em cheio o profissional, prejudicando sua qualidade de vida e carreira. Mas é possível enfrentar toda a pressão do trabalho sem se abater com a resiliência.
Aprender ou aprimorar essa habilidade de suportar situações estressantes, angústias e frustrações tão comuns no trabalho sem perder o equilíbrio é a chave para o sucesso.
Quer entender melhor o que é resiliência, quais são as características dos profissionais com essa competência e por que ela é importante para o seu crescimento na carreira? Confira este post!
Afinal, o que é resiliência?
O conceito utilizado na Psicologia para designar uma forma de comportamento foi emprestado, na verdade, da física. Isso mesmo! Resiliência indica a capacidade de alguns materiais retornarem à sua forma original mesmo depois de serem submetidos à pressão.
Trazendo essa definição para a rotina do trabalho, é possível entender que profissionais resilientes são aqueles que conseguem administrar bem todas as situações — como estresse e pressão do ambiente corporativo — sem se abater.
São pessoas que se autoconhecem, estão sempre em transformação e sabem como controlar as emoções e até como tirar uma lição das adversidades.
Quais são as características de um profissional resiliente?
A resiliência é um tipo de comportamento e de visão de mundo que só traz ganhos para a carreira e, por isso, é bastante valorizado pelas empresas. Mas qual é a postura do profissional resiliente no dia a dia? Acompanhe:
Pensa positivo
A característica mais marcante de uma pessoa resiliente é, sem dúvida, a positividade. Agir com otimismo é um fator de motivação para o trabalho e para o clima organizacional.
É claro que vão existir pedras pelo caminho, mas conseguir enxergar esses problemas como oportunidades de aprendizado pode contar pontos para o crescimento profissional. Isso porque, no meio da crise, ter essa mentalidade pode ser fundamental para pensar em soluções inovadoras e se destacar no ambiente corporativo.
É flexível
O profissional resiliente está preparado e aberto para diferentes contextos, e essa postura é extremamente necessária hoje porque o mundo do trabalho é muito dinâmico.
Por isso, os gestores buscam pessoas que saiam da zona de conforto, consigam se reinventar e estejam dispostas a enfrentar desafios — seja para atuar em uma função diferente, em novos projetos, com novas tecnologias — ou até mesmo que tenham capacidade para lidar com imprevistos.
Quando você é flexível, consegue ouvir a opinião dos colegas e trabalhar em equipe — inclusive com pessoas com as quais não tenha muita afinidade.
Sabe receber críticas
Muitas pessoas ficam abaladas quando seu trabalho é mal-avaliado, o que pode comprometer seu desempenho e motivação de forma geral. Já o profissional resiliente sabe e até gosta de receber críticas, justamente para conseguir melhorar suas falhas e trabalhar de acordo com as expectativas da empresa.
Tirar uma lição de um feedback negativo é importante para o crescimento profissional. Pode ser a oportunidade para modificar sua postura no ambiente corporativo ou buscar um curso de qualificação — como um MBA (Master in Business Administration) para desempenhar melhor suas atividades.
Tem um bom relacionamento interpessoal
Valorizar a comunicação com os colegas, ser empático, estar mais próximo de sua equipe e ter um relacionamento transparente com cada um contribui para a resiliência no trabalho.
O convívio saudável no ambiente organizacional possibilita conhecer as virtudes e fraquezas dos colegas, o que torna mais fácil antever alguns cenários de tensão e saber como lidar com eles sem se abalar ou prejudicar o seu trabalho.
Cultiva a autoconsciência
O profissional que se autoconhece tem clareza de suas reações diante de diferentes cenários e aprende a se comportar de forma adequada mesmo nas situações de maior tensão. É o saber “respirar fundo” antes de dar uma resposta atravessada, por exemplo.
Esse autoconhecimento é adquirido com a maturidade, com o feedback dos colegas e pessoas mais próximas e com a vontade de se tornar uma pessoa melhor — tanto na vida pessoal quanto profissional.
Demonstra humildade
A pessoa resiliente entende que é impossível trabalhar sozinha, ou seja, considera a ajuda de outros colegas bem-vinda e necessária para melhorar os resultados de um projeto.
Esse profissional também sabe reconhecer a importância do trabalho alheio para o sucesso da empresa e tem a capacidade de admitir suas falhas.
Por que essa competência é tão importante para o sucesso?
Quando pensamos em sucesso no trabalho, o primeiro fator que vem à mente é a qualificação e experiência do profissional, certo? Realmente, um currículo completo é um diferencial.
No entanto, não basta apenas ser especializado em uma área e trabalhar com perfeição se você perde o equilíbrio no meio de uma reunião por conta de uma discordância com um colega.
Por isso — além de toda a capacitação técnica do profissional —, é necessário que ele seja resiliente para conseguir lidar bem com circunstâncias adversas e seguir em frente com seu trabalho. Somente dessa forma é possível construir uma trajetória ascendente na carreira.
Cargos de liderança e gestão
Aliás, profissionais resilientes são os mais adequados para assumirem cargos de liderança e gestão, pois conseguem ter um relacionamento saudável com sua equipe e também com os clientes, administrando com tranquilidade os momentos de estresse.
A tensão é inevitável no mundo corporativo, sendo assim, quem é resiliente tem mais qualidade de vida, pois sabe separar a vida profissional da pessoal. Consegue, portanto, resolver os conflitos no trabalho e aproveitar os bons momentos com amigos e família quando sai do escritório.
Com isso, é possível relaxar e ter uma boa noite de sono para acordar cheio de energia e motivação para o expediente no dia seguinte.
Viu só como a resiliência é a chave para o sucesso? Saber lidar com crises e fracassos certamente vai trazer crescimento pessoal, o que impactará diretamente na sua carreira. Por isso, a dica é enxergar os momentos de tensão no trabalho como uma oportunidade única de aprendizado.
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