Nos últimos anos, houve um retrocesso no número de postos de trabalho no Brasil. Só no primeiro semestre de 2018, foram perdidos mais de um milhão de postos. O mercado de trabalho no MS (Mato Grosso do Sul), porém, tem agido diferente — só em abril foram gerados mais de 1.500 empregos, o melhor resultado dos últimos 4 anos.

Com ou sem vagas, uma coisa ainda é certa entre os selecionadores: falta gente realmente qualificada. No ano de 2015, o Brasil ficou entre os cinco piores países em termos de escassez de mão de obra qualificada. Portanto, é preciso se preparar. Para isso, é crucial melhorar a imagem pessoal, fazer novos cursos e iniciar um forte networking.

O mercado de trabalho no MS é uma prova que o número de postos de trabalho está voltando a crescer, e como você tem se preparado? Hoje, você tem um bom currículo e uma forte marca pessoal? Continue a leitura do artigo e veja o que fazer!

Crie uma forte rede de contatos

O nome networking vem do inglês e representa a capacidade de estabelecer conexões, mais especificamente uma rede de contatos. Essa é uma importante habilidade para qualquer profissional, em especial aqueles que buscam o sucesso na carreira.

Quando um novo posto de trabalho é aberto, o recrutador comumente pergunta aos atuais profissionais se conhecem alguém qualificado para o cargo. Nessa situação, quanto melhor for sua rede de contatos, maior será a chance de ser indicado e participar do processo seletivo — a primeira etapa para ingressar no novo emprego.

Portanto, você deve buscar construir uma forte rede de contatos, com pessoas de diferentes perfis e níveis organizacionais. Mas lembre-se: alimente sua rede de forma contínua e ofereça algo em troca, caso contrário, poderá enfraquecê-la e eliminá-la.

Invista na educação continuada

Buscar se aprimorar não é uma opção, é uma necessidade. Especialmente para quem objetiva construir uma carreira, explorando cargos mais elevados, é crucial apostar na educação continuada. Em resumo, o conhecimento deve ser uma busca constante!

Hoje, é fácil encontrar cargos que estão abertos apenas para quem está cursando ou já concluiu o nível superior. Profissionais com pós-graduação, a exemplo do MBA ou da especialização, têm chances ainda maiores de colocação e geralmente também possuem salários superiores. Por esses motivos, é essencial investir na sua carreira.

No entanto, é preciso ter atenção à qualidade do curso. Ter o nível superior ou pós-graduação é um grande passo, mas tão importante quanto isso é buscar uma instituição de ensino de renome e que acrescente credibilidade ao seu currículo.

Outra dica importante é ter metas bem estabelecidas. Defina resultados desejados para a sua educação em 2, 5 e 10 anos. Se já possui nível superior, considere fazer um curso de MBA, uma extensão universitária ou quem sabe até um mestrado. Mas nunca, nunca mesmo, estanque seu aprendizado e crescimento profissional.

Invista na sua marca pessoal

Muitos talentos não dão a devida importância ao assunto, mas investir na sua marca pessoal, também chamada de personal branding, é muito importante para o sucesso no mercado de trabalho. Desse modo, poderá se diferenciar e se destacar da concorrência.

Há muitas dicas para investir na sua marca pessoal, a primeira é ter bom senso ao usar as redes sociais e a internet em geral. Muito do que você faz online deixa “pegadas digitais”, registros que podem ser vistos pelo selecionador e que podem ajudar a montar o seu perfil. Então, lembre-se de construir uma imagem positiva.

Além disso, o modo como se veste pode dizer muita coisa sobre você. Em especial ao longo das entrevistas de emprego, de preferência por um código de roupa que esteja alinhado à empresa. Nesse caso, você pode ir de camisa polo ou de terno e gravata, a depender da cultura empresarial e do modo como os outros funcionários se vestem.

Muitas outras ações ajudam a construir a sua imagem, então é preciso estar atento. Tenha zelo pela forma como se comunica, os gestos que faz ao longo da conversa e a postura que tem ao sentar ou andar. Tudo isso soma pontos para a sua contratação.

Acompanhe notícias e mudanças da sua área

Uma ótima maneira de aprender e estar por dentro das novidades é acompanhar as notícias e mudanças da sua área. Apesar de ser algo simples, muitas pessoas esbarram na falta de hábito e usam a falta de tempo como principal justificativa — um erro.

Para tal fim, reserve um período do dia para se atualizar. Selecione os melhores meios de comunicação — por exemplo, o jornal impresso ou digital, blogs de confiança ou revistas da sua área — e desenvolva o hábito de acessá-los diariamente.

Dessa maneira, terá maior autoridade na sua área, além de conteúdo para discutir com sua rede de contatos e selecionadores. Além disso, poderá progredir como profissional e estar sempre atualizado no seu campo de atuação. Grandes vantagens!

Uma ótima dica é: no seu computador ou smartphone, selecione de três a quatro sites e classifique-os como favoritos. Tire 30 minutos por dia para acessá-los, verifique as principais notícias e, se tiver interesse, tire alguns minutos para conferi-las na íntegra.

Construa um bom currículo

O currículo é o cartão de visitas do profissional, o meio pelo qual terá o primeiro contato com o selecionador. Por esse motivo, o currículo também é essencial para o sucesso na carreira do profissional. Porém, nem sempre ele recebe a atenção devida.

Em primeiro lugar, é preciso evitar exageros. Alguns currículos contam com 5 ou mais páginas, tornando a leitura cansativa e deixando os pontos mais importantes sem nenhum destaque. Prefira criar um perfil sucinto, objetivo e claro ao selecionador. Na maioria das vezes, é possível colocar suas principais experiências em 2 ou 3 páginas.

De igual modo, busque munir o seu perfil profissional com conteúdo de ponta, isto é, informações que validem seu talento profissional. Aqui, além das experiências de trabalho, a formação e pós-graduação são ótimos indicadores, principalmente quando obtidas em instituições de renome.

Como é possível observar, as dicas podem ser aplicadas no seu dia a dia sem muitos esforços. Então, não deixe de investir na sua rede profissional, aprender continuamente, melhorar sua marca pessoal, acompanhar notícias e ter um currículo de excelência.

Gostou do conteúdo e entendeu como ter sucesso no mercado de trabalho no MS? Agora, aproveite para conhecer nossos cursos e aprimorar seu currículo profissional. Vamos lá!

Escreva um comentário

Share This