Você provavelmente já ouviu falar em pensamento crítico. Esse termo está sendo cada vez mais discutido, seja no âmbito profissional, político e mesmo pessoal. Mas o que ele quer dizer e por que é importante desenvolver essa habilidade?

Se você ainda não tem as respostas para essas perguntas, não se preocupe. Nosso post veio exatamente para ajudar nisso! Entenda, de uma vez por todas, o que significa esse pensamento crítico que se tornou algo tão importante em seleções de emprego e também na área do empreendedorismo. Vamos lá?

O que é pensamento crítico?

Todos nós temos opiniões sobre as diversas situações que nos acontecem, certo? Frequentemente, pensamos uma série de coisas, seja sobre nossas relações de trabalho, os acontecimentos políticos do nosso país, nossa viagem de férias etc. Então, o que transforma um pensamento simples em algo crítico?

O termo pensamento crítico diz respeito a uma forma analítica de interpretar os contextos da nossa vida. Por exemplo, em um mundo cheio de informações como o nosso, é comum que as pessoas reproduzam notícias e opiniões de outros sem refletir, de fato, sobre elas. Essa é uma forma de pensar criticamente? Não.

Desenvolver um pensamento crítico é ser capaz de avaliar uma realidade de maneira global, conhecendo diversos pontos de vista sobre ela e filtrando as informações de forma a montar uma opinião independente sobre o assunto. Aí sim a pessoa não está apenas reproduzindo a opinião de outra, mas criando uma a partir dos dados que avaliou.

Ao saber do que se trata a habilidade, você já consegue imaginar por que é importante desenvolvê-la? O pensamento crítico libera você da manipulação de opiniões, além de oferecer maior eficiência na resolução de problemas. Afinal, quem consegue refletir de maneira mais profunda sobre algo está mais capacitado para encontrar soluções.

Quais são os impactos que ele causa na tomada de decisões?

Depois de explicar o conceito, fica fácil perceber a importância dele no processo de tomada de decisões, sejam pessoais ou profissionais. Quando fazemos escolhas ou resolvemos problemas focados apenas em um ponto de vista, o risco de tomar o caminho errado é grande. Já se isso for feito baseado em um pensamento crítico, existe muito mais segurança.

Uma das características do pensamento crítico é a visão analítica, ou seja, pessoas com essa capacidade conseguem analisar os problemas com mais profundidade, focando nas questões centrais e buscando soluções para elas. Assim, é possível encontrar saídas mesmo quando elas não estão aparentes.

Na prática, o pensamento crítico promove uma resolução de problemas com muito mais eficiência. Enquanto um profissional com essa habilidade pouco desenvolvida fica preso nos obstáculos, alguém que tem esse diferencial compreende o contexto de modo mais complexo e enxerga possibilidades.

Por fim, um grande impacto desse tipo de pensamento no processo de tomada de decisões é a maior firmeza no resultado encontrado. Afinal, quem se baseia em toda essa reflexão para atacar um problema sabe que está no caminho certo. Isso torna essa qualidade essencial para quem ocupa cargos de liderança ou gerencia o próprio negócio.

Como desenvolver o pensamento crítico?

Agora que você já sabe do que se trata e conheceu as vantagens de ter um pensamento crítico, é hora de aprender a aperfeiçoar essa habilidade no seu perfil profissional. Saiba que é possível — e até mesmo simples — desenvolver melhor as competências ligadas a ele. Veja a seguir como fazer isso:

Seja curioso

O primeiro passo é aumentar o seu interesse por tudo à sua volta. Ser uma pessoa curiosa ajuda a buscar mais informações, compreender melhor o mundo, ter contato com diversos pontos de vista e aprender muito mais. Em resumo, é uma característica essencial para quem busca o pensamento crítico.

Pense bem: se um problema aparece e você se limita a resolvê-lo da forma como já conhece, o que está aprendendo de novo com ele? Do contrário, se você tiver curiosidade para entender o que está por trás dessa dificuldade e pesquisar sobre maneiras diferentes de superá-la, aumentará muito o seu repertório de resolução de problemas.

Expanda seus horizontes

Outra forma de desenvolver o pensamento crítico é, sem dúvida, conhecer diferentes pontos de vista. Nós temos uma tendência a buscar o conforto dos que pensam de forma semelhante à nossa, mas essa é uma grande armadilha. Você sabia que pode encontrar soluções fora da sua zona de conforto?

Expandir os horizontes é conversar com pessoas distantes da sua área, ler conteúdos com os quais você não está acostumado, assistir palestras diversas e obter informações em meios que não são comuns na sua rotina. Tudo isso traz pontos de vistas diferentes que podem enriquecer muito a sua forma de ver as coisas.

Seja proativo

O volume de trabalho de um empreendedor não é pequeno. Com isso, é comum que muitos se vejam em uma posição de reagir aos problemas. Ou seja, o cotidiano dinâmico e cheio de tarefas muitas vezes dificulta o desenvolvimento da proatividade.

Entretanto, as constantes transformações do mercado de trabalho também exigem que o empreendedor possa se reinventar. Por isso, o pensamento crítico é essencial. Ele vai ajudar você a ir além dos problemas, procurando não só formas de solucioná-los, mas também de preveni-los e de gerar oportunidades a partir deles.

Desenvolva o equilíbrio mental e emocional

Engana-se quem pensa que aperfeiçoar o pensamento está apenas na racionalidade. Pelo contrário, as emoções têm um grande impacto sobre nossa forma de analisar o que vivemos. Por isso, o melhor caminho é buscar o equilíbrio.

Conhecer a sua maneira de reagir emocionalmente aos problemas é um importante passo para ser mais crítico e encontrar melhores soluções. Por exemplo, muitas pessoas enfrentam dificuldade para lidar com a pressão. É preciso se dar conta disso e buscar a inteligência emocional para poder desenvolver uma visão mais analítica.

Treine a análise de problemas

Por fim, é possível treinar sua mente para solucionar os problemas de modo mais eficiente. Uma das estratégias para isso é registrar seu processo de análise de uma situação (é muito útil fazer listas de soluções ou mapas mentais representando a situação).

Outra dica interessante é aproveitar o seu tempo livre para treinar a capacidade analítica. Que tal resolver desafios lógicos, fazer palavras cruzadas ou sudoku? Essas são opções divertidas para treinar o cérebro e despertá-lo para a resolução de problemas complexos.

O pensamento crítico é uma competência que pode ser desenvolvida com dedicação e paciência. Afinal, ele é uma qualidade considerada indispensável para os profissionais atualmente. Sem dúvida, vale a pena seguir nossas dicas!

E então, este post ajudou você a fortalecer sua carreira? Aproveite para assinar a newsletter do blog e acompanhar nossos conteúdos em primeira mão!

 

Escreva um comentário

Share This