Conquistar cargos e se tornar um dos líderes C-level é o sonho de muita gente. Esses cargos são representados por chefes de determinados setores da empresa, como o CEO (chefe do executivo), CMO (chefe de marketing), CFO (chefe do financeiro), CTO (chefe de tecnologia), entre outros, que representam o topo da organização.
O recrutamento externo para posições desse tipo é um pouco mais delicado do que o normal e também envolve maiores negociações. Portanto, é comum a contratação de headhunters, isto é, profissionais especialistas em “caçar” talentos. As redes sociais e páginas de emprego, claro, também facilitam bastante o trabalho.
Neste post, nós reunimos o que você precisa saber sobre o tema e separamos 7 dicas para que se torne um dos líderes C-level. Portanto, leia com atenção os próximos tópicos!
Seja o melhor no que realmente importa
Muita gente tenta ser ótimo em tudo, do financeiro ao RH. Isso não é impossível, mas é muito mais difícil do que parece e certamente não é o caminho mais apropriado para ser um dos líderes C-level. Na verdade, o indicado é focar no que realmente importa.
Para tanto, reflita sobre algumas questões do tipo: hoje, qual a principal “dor” da empresa? Em qual cargo posso/quero crescer? Qual a competência-chave desse cargo? Ao analisar essas questões, você terá maior clareza sobre o caminho certo.
Imagine que você deseja crescer na área financeira e a maior “dor” da empresa seja o controle de custos. Essa é uma ótima oportunidade para tornar-se um especialista na área e contribuir para a otimização financeira. Assim, terá maiores chances de ser chefe.
Mantenha o foco na solução dos problemas
Henry Ford já costumava dizer: “não encontre defeitos, encontre soluções”. Até hoje, os profissionais mais bem-sucedidos e que conseguem chegar ao topo são aqueles que olham o problema por outro ângulo e conseguem encontrar uma solução adequada.
Nos dias atuais, existem muitos talentos que só reportam problemas aos seus superiores, uma prova de que não estão aptos ao cargo de liderança. Portanto, exercite o hábito de solucionar problemas, mesmo que alguns não sejam exatamente seus.
Para solucionar qualquer problema, é preciso atacar a sua causa, isto é, a sua origem. Pode ser a falta de métodos, máquinas ou matéria-prima de ponta. De todo modo, sua missão é entender o que acontece e solucionar os contratempos de modo permanente.
Fique atento ao que há de mais moderno
O mercado tem mudado rapidamente. Hoje, estamos na quarta revolução industrial e tecnologias como inteligência artificial (IA) e automação estão mais presentes do que nunca, independentemente da área na qual atua. Por isso, é preciso estar atento.
Desenvolva-se para acompanhar o que há de mais moderno na área na qual deseja crescer. Se é no setor de vendas, por exemplo, esteja atento às tecnologias de varejo e como podem impactar o seu empreendimento. Assim, poderá aplicá-las na prática.
Muitos profissionais têm medo da mudança, por isso permanecem por vários anos com os mesmos processos e tecnologias de gestão. Essa não é uma boa estratégia para crescer, muito menos para alcançar um cargo C-level dentro de qualquer empresa.
Invista na sua marca pessoal
Assim como cada empresa tem uma marca capaz de atrair clientes, cada profissional tem uma marca pessoal. Ou seja, uma identidade que é reconhecida onde quer que ele esteja. Por isso, busque desenvolver a sua marca para tornar-se mais conhecido no mercado.
Para tanto, é necessário conhecer e aplicar técnicas de personal branding. Nesse caso, uma das principais dicas é usar a internet para deixar “pegadas digitais”. Pode ser participando de fóruns online, publicando artigos sobre determinado assunto ou fazendo mais postagens relacionadas à área na qual deseja chegar ao cargo de chefe.
Para arquitetar uma marca pessoal atraente, reflita sobre como você quer ser visto no mercado de trabalho. Um profissional estratégico ou operacional? Inovador ou metódico? Depois deixe mais “pegadas digitais” nessa mesma direção.
Atue de maneira estratégica no que faz
Estratégia é ter um plano maior para atingir objetivos específicos, como alcançar um cargo C-level. Todo profissional que quer crescer deve pensar sua carreira de maneira estratégica, definindo objetivos claros e criando uma trajetória para alcançá-los.
Além disso, deve agir de maneira estratégica no seu atual emprego. Quais são os maiores objetivos e como alcançá-los? Lembre-se de que solucionar problemas é uma necessidade básica e que, dessa maneira, você também poderá afiar-se como talento.
Há uma enorme quantidade de ferramentas que podem ajudar na ação estratégica, como a análise SWOT e a definição de metas SMART. Elas devem ser empregadas dentro da empresa e na sua própria carreira, desse modo, você poderá decidir com eficácia.
Estabeleça uma rede de contatos funcional
Líderes C-level são qualificados, mas também possuem bons contatos para realizar parcerias estratégias e criar planos bem-sucedidos. Se você ainda não pensa na sua rede de contatos, está perdendo tempo e parcerias que podem levá-lo ao topo.
No Brasil, boa parte das vagas de emprego são preenchidas por indicação, e isso não é diferente para altos cargos. Ao criar conexões, você estará mais perto das oportunidades de emprego e, sem dúvida, terá mais chances de ocupar o cargo de chefia.
Para otimizar sua rede de contatos, vale participar de mais eventos da sua área, usar redes sociais de negócios, participar de cursos e, se possível, até mesmo palestrar em eventos. Todas as atividades o ajudarão a criar conexões mais estratégicas.
Aprimore-se continuamente como líder
Se quiser estar no topo da empresa, você deve buscar crescer continuamente com cursos de graduação, pós-graduação e extensão profissional. Desse modo, terá sempre um diferencial a oferecer, bem como mais competências técnicas para aproveitar as oportunidades.
Aqui, também é preciso lembrar que o líder imediato é uma forte influência para seu time de subordinados. Logo, se o profissional C-level não se desenvolve regularmente, é muito difícil que sua equipe faça isso. Logo, toda a empresa perde.
No entanto, o mais indicado é buscar pelos melhores cursos do mercado, só assim poderá somar ao seu currículo e diferenciá-lo de outros candidatos. Além disso, poderá aprender com profissionais que são referência na área em que deseja crescer.
Enfim, essas são nossas principais dicas. Líderes C-level são realmente bons no que fazem, pois mantêm o foco nos resultados e investem no próprio aprimoramento. Eles não estão no topo por acaso, também são estratégicos e contribuem para o alcance de melhores resultados — o que beneficia todo o negócio, nos diversos níveis e áreas.
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