O setor agrícola cresce a cada ano, impulsionado pelas necessidades da sociedade e pela maior incorporação da tecnologia no campo. Cada vez mais, as possibilidades de atuação dos profissionais do agronegócio são maiores, e a área torna-se mais multidisciplinar, demandando conhecimentos e aptidões complementares.

Hoje, quem atua na área tem um leque de oportunidades que não tinha antes. É possível trabalhar em áreas de inteligência de mercado, marketing, análise de risco, entre outras. Isso mostra a importância da mudança no papel dos profissionais, que deixam de ser predominantemente técnicos e passam a ser também consultores especializados.

Continue a leitura e saiba como é possível ser um profissional de destaque no mercado do agronegócio!

Desafios do agronegócio no Brasil

O agronegócio pode ser entendido como toda relação comercial e industrial que envolve a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. O termo diz respeito às propriedades rurais que usam tecnologia para melhorar a produção e elevar o lucro.

Hoje, o agronegócio é um dos principais fatores que estimulam o desenvolvimento do nosso país. Dessa forma, é possível observar que o incentivo na modernização do campo é cada vez maior.

A produção de grãos é nosso carro-chefe, porém, o setor de produção de carne bovina e suína se desenvolve cada vez mais, assim como a produção de leite. Ainda assim, existem diversos desafios que devem ser superados. Conheça alguns deles a seguir:

Desperdício da produção

A forma de manusear e armazenar os produtos é muito importante durante a produção. Essas atitudes evitam que parte daquilo que foi produzido se perca, elevando os custos operacionais. Quando são danificados, os alimentos perdem valor comercial. Por isso, o processo de colheita deve preservar o plantio.

Para produzir ovos, queijos, hortaliças e outros alimentos, o profissional do agronegócio precisa desenvolver técnicas de trabalho que garantam a qualidade e evitem o desperdício dos produtos que serão comercializados.

Logística de entrega

Transportar produtos sem que eles sejam danificados é outro desafio comum. Sem esse cuidado, boa parte da produção pode se perder. Os principais motivos para isso são as longas distâncias que os alimentos devem percorrer, a variação de temperatura e o armazenamento inadequado nos caixotes.

Para evitar esses problemas, é importante tomar providências para melhorar os processos logísticos. O ideal é usar a tecnologia para aprimorar os processos por meio de inovações e softwares de controle.

Preocupação ambiental e social

Ainda hoje, muitas pessoas que trabalham no campo são excluídas da sociedade. Questões sociais e políticas fazem com que elas tenham pouco acesso à educação e aos recursos de saúde. Por isso, os profissionais do agronegócio têm a obrigação de investir na qualidade de vida desses trabalhadores.

Do lado ambiental, podemos pensar no crescimento acelerado do mercado do agronegócio. Isso faz com que seja praticamente impossível fazer negócio sem exportar ou importar alguns produtos, o que pode gerar infestação de pragas. Assim, é necessário tomar cuidados para evitar a propagação de insetos e plantas indesejáveis e ter controle ambiental de acordo com a legislação.

Excesso de burocracia

A grande burocracia nos processos faz com que a exportação e importação dos produtos sejam prejudicadas. Algumas medidas servem, de fato, para evitar que doenças e pragas sejam passadas de um país para o outro, reduzindo os riscos biológicos. No entanto, algumas exigências apenas dificultam as atividades.

Dessa forma, é fundamental se manter informado sobre as medidas e novidades adotadas em cada país. Isso evita que algum produto seja impedido de ser exportado por não cumprir com as regulamentações locais.

Características dos profissionais do agronegócio

Para crescer em qualquer área, é importante se destacar dos demais. Conhecer as características mais buscadas pelo mercado e fazer uma autoavaliação é o primeiro passo para descobrir o que precisa ser aperfeiçoado em si mesmo. Confira as principais características dos profissionais do agronegócio:

Boa comunicação

Ter colaboradores que sabem se comunicar em diferentes situações é fundamental para uma empresa se manter e progredir no mercado competitivo atual. Como precisa passar informações para produtores e parceiros, o profissional da área deve transmitir mensagens claras.

Visão estratégica

Essa habilidade permite que você tenha capacidade de perceber o que acontece ao redor. A visão estratégica faz com que o profissional conheça quais são os fatores que se opõem aos objetivos da empresa, como lidar com eles, quais são as oportunidades que se abrem e como aproveitá-las da melhor forma.

Conhecimento técnico e prático

É muito importante alinhar conhecimento técnico e prático. Não adianta apenas saber muita teoria e não conseguir transformar essa sabedoria em ideias, inovações, soluções e resultados. Por isso, é muito importante investir em capacitação profissional como forma de se desenvolver e orientar.

Importância da especialização na área

O crescimento e solidez do setor primário do agronegócio, responsável pela agropecuária, produção de matérias-primas e insumos faz com que a especialização na área ofereça oportunidades de crescimento para os profissionais que desejam se destacar nesse mercado.

Além disso, o agronegócio brasileiro apresenta uma grande variedade de segmentos, como pecuária, agricultura, caça, pesca, extrativismo vegetal, entre outros. Cada setor tem as suas características e força de mercado.

Por isso, a presença de profissionais cada vez mais completos e qualificados é importante para que o setor possa continuar em constante expansão, tanto nos avanços tecnológicos quanto no volume de vendas. O interessante é que pessoas de diferentes áreas, como Administração, Direito e Contabilidade também têm espaço no setor.

O agronegócio tem áreas específicas que precisam de profissionais graduados em outros segmentos que apliquem práticas de gestão, com o objetivo de acompanhar as constantes mudanças desse mercado. Por isso, a busca constante é por pessoas cada vez mais especializadas e qualificadas, com conhecimentos sobre tecnologia, mercado externo, inovação e tendências.

Além disso, é preciso ter foco em formas sustentáveis de solucionar problemas. As novas exigências do mercado impostas pelas formas de consumo faz com que a busca por profissionais completos se intensifique.

Os bons profissionais do agronegócio devem conhecer os desafios do setor e estarem atentos às tendências para o futuro. Com a transformação digital cada vez mais presente na área, as especializações são uma necessidade constante. Assim, é possível tomar medidas mais acertadas para corrigir problemas e transformar as dificuldades em soluções que aumentam a sua credibilidade no mercado.

O assunto é do seu interesse? Então, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

 

Escreva um comentário

Share This